O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (1º) que a queda histórica no PIB no 2º trimestre não preocupa o governo. “Isso é de impacto lá atrás. Estamos decolando em V”, disse ele.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) desabou 9,7% no 2º trimestre deste ano em relação aos três primeiros meses do ano.
“Isso é o barulho do raio que caiu em abril”, afirmou Guedes, sobre os impactos da crise do coronavírus na economia brasileira.
A expressão “decolar em V” é usada na economia para definir um momento em que determinado indicador cai abruptamente para depois de recuperar – o que, num gráfico, faz o formato da letra V.
Ao usar essa expressão, Guedes quer dizer que espera agora uma rápida recuperação da economia.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Na comparação com o segundo trimestre de 2019, o índice despencou 11,4%. Tanto essa taxa quanto os 9,7% foram as quedas mais intensas da série do IBGE, iniciada em 1996. Com o resultado, o Brasil entrou tecnicamente em recessão, por ter registrado dois trimestres seguidos de retração.