Uma nova onda de tornados que chegou ao interior de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (15) deixou ao menos 16 feridos e 945 desalojados nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Segundo a Defesa Civil, os municípios de Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré foram os mais atingidos.
Nas redes sociais, vídeos publicados na manhã deste sábado (15) mostram os rastros de destruição provocados pelas fortes rajadas de vento e as chuvas, inclusive de granizo.
Em Lindóia do Sul, o gelo cobriu o chão e destruiu plantações.
O deslocamento da supercélula, com características tornádicas, foi registrado pelo radar meteorológico Oeste entre às 15h30min e 15h35min sobre o município de Água Doce.
O monitoramento meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) confirmou o registro de tornados nos municípios de Água Doce e Irineópolis, vale destacar que a distância entre as cidades é de 100 km.
Informações preliminares apontam que em Água Doce 700 casas foram destelhadas e 25 totalmente destruídas, 700 pessoas foram desabrigadas e 25 desalojadas. No município 11 pessoas foram feridas, sendo duas de forma mais grave.
Em Catanduvas 235 residências tiveram os telhados danificados e duas foram destruídas. No município de Ibicaré foram registrados danos em três comunidades de interior, duas igrejas e dois pavilhões.
Em Tangará ocorreram destelhamentos em todos os bairros, estima-se que 90% das casas e empresas foram atingidas, e cinco pessoas ficaram feridas. A Defesa Civil municipal informou que 100 pessoas estão desabrigadas e 20 desalojadas.
Já em Vargem Bonita os primeiros números apontam 1300 casas com os telhados danificados, 30 pessoas estão desabrigadas e 20 desalojadas.
Apenas nesta sexta-feira (14), até as 20 horas, foram divulgados 16 alertas de tornados, segundo a Defesa Civil do estado.
Veja outros vídeos