Apagão no Amapá: regiões terão rodízio de energia apenas 6 horas

Cinco dias após o primeiro apagão do governo de Jair Bolsonaro, apenas 65% da capacidade do sistema foi restabelecida e algumas localidades continuam sem luz

Reprodução/Twitter
Escrito en BRASIL el

Sem luz desde terça-feira (3), o estado do Amapá terá agora que sofrer também com um rodízio de energia.

Isso significa que a partir deste domingo (8) a maioria das cidades do estado passarão a ter fornecimento de luz durante apenas 6 horas por dia, situação que deverá se manter pelo menos durante toda a próxima semana.

Segundo a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá), o retorno do fornecimento de energia em algumas regiões foi possível graças à reparação de um dos transformadores danificados no incêndio que atingiu a principal subestação de energia do estado.

Ainda assim, a empresa também afirmou que apenas 65% da capacidade do sistema elétrico foi estabelecida, e há localidades onde ela ainda não voltou.

O rodízio vai funcionar em quase todo o estado, exceto em alguns bairros específicos das cidades de Macapá e Santana, que terão fornecimento durante as 24 horas, devido a que contam com hospitais e outros locais onde funcionam serviços considerados essenciais.

O Ministério de Minas e Energia não previu nenhuma data para o restabelecimento completo do sistema elétrico no Amapá, apenas projeta que isso deve acontecer até o final da próxima semana, mas sem estipular uma data específica.