Escrito en
BRASIL
el
A capa do jornal The New York Times deste domingo (28) denuncia o desmatamento da Amazônia. A matéria, com o título "Destruction of Amazon Rain Forest Accelerates" ("Destruição da Floresta Amazônica acelera"), denuncia o enfraquecimento das leis de proteção ambiental do governo de Jair Bolsonaro.
Escrita por Letícia Casado e Ernesto Londoño, a reportagem aponta como o sucesso de políticas para diminuir o desmatamento na Amazônia foi um dos grandes destaques do Brasil nas últimas duas décadas, quando o país se tornou um exemplo de preservação ambiental no cenário internacional.
"No entanto, com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, um populista que foi multado por violar leis ambientais, o Brasil mudou de direção, voltando atrás com os esforços que ajudaram a desacelerar o aquecimento global ao preservar a maior floresta tropical do mundo", diz a matéria.
A reportagem também divulgou os dados de desmatamento fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), que mostram desmatamento de mais de 1.000 km² na região da Floresta Amazônica só nos primeiros quinze dias de julho. Esse número apresenta um aumento de 68% na área de desmatamento em relação a julho de 2018.
Mesmo com imagens que comprovam o levantamento, o presidente Jair Bolsonaro negou a veracidade dos dados diversas vezes.
Confira a capa da edição deste domingo do New York Times:
[caption id="attachment_181946" align="aligncenter" width="3663"] Capa do The New York Times denuncia desmatamento na Amazônia.[/caption]