Escrito en
BRASIL
el
Um morador da cidade de Barão de Cocais (MG), localizada a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, gravou em vídeo a fuga na madrugada desta sexta-feira (8) após o toque de alerta emitido pelas sirenes da Vale sobre o perigo de rompimento de barragem.
Leia também: Com barragem instável, Vale retira às pressas 500 pessoas em Barão de Cocais (MG)
A Vale iniciou durante a madrugada a evacuação na cidade, após a empresa de consultoria Warm negar a estabilidade da Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco.
Cerca de 500 pessoas estão sendo realocadas, após a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinar a implementação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). Os moradores saíram de casa na madrugada, por volta de 1h. Sirenes foram acionadas e as pessoas começaram a deixar suas casas.
De acordo com a mineradora, as inspeções na barragem estão sendo intensificadas e a evacuação é uma medida é preventiva.
Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.