Fazendeiro que comanda milícia rural no Pará é procurado pela polícia

O grupo armado é acusado de invadir terras já regularizadas e ameaçar ribeirinhos, inclusive crianças

Marcos Fachetti Filho (Reprodução/MPF)
Escrito en BRASIL el
A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta terça-feira (17) mandados de busca e apreensão contra fazendeiros suspeitos de integrar um grupo de milícia rural em Marabá e Belém, no Pará. Marcos Antônio Fachetti foi detido pela PF e o filho dele, Marcos Antônio Fachetti Filho, está foragido. O fazendeiro Rafael Bemerguy Sefer e a empresa Marca Vigilância também foram alvos de busca.
O Ministério Público Federal no Pará (MPF) aponta nas investigações que o grupo atua no sudeste do estado como milícia rural armada. Os fazendeiros são acusados de invadir propriedades de ribeirinhos já regularizadas com o objetivo de expandir terras. Denúncias relatam que invasores chegaram a apontar armas para crianças e atear fogo em alguns barracos.
"Além disso, os fazendeiros contrataram um trator de esteira para abrir caminho em meio à vegetação, destruindo plantações, com possível impacto ambiental de grande proporção", informou o MPF, em nota.
As investigações relatam que o grupo utilizava a empresa Marca Vigilância para invadir as terras e ameaçar as famílias. A empresa chegou a ser flagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em setembro fazendo uma barreira armada na estrada que leva à comunidade ribeirinha. Eles queriam impedir que os moradores saíssem ou voltassem para suas casas.