Escrito en
BRASIL
el
Movimento sociais e coletivos de juventude e de favelas vão promover, nesta quinta-feira (12) o "Festival Pelo Nosso Futuro - A Juventude quer viver" no Parque Madureira, no subúrbio no Rio de Janeiro. A atividade, que é totalmente gratuita, acontece às 14h e vai reunir artistas de funk, rap e hip hop.
Recordando as estatísticas do Atlas da Violência, que expõe que 53,7% das vítimas de homicídios no país são jovens e que no Rio de Janeiro os índices são ainda mais altos, o festival prega a resistência da juventude em tempos difíceis. Um conjunto de coletivos e movimentos, como a Marcha das Favelas, compõe a construção do festival que pretende representar um esforço por uma cidade mais livre, com menos exclusão e desigualdade, que permita a circulação democrática de todos por seus espaços.
Entre as artistas confirmadas está a DJ Iasmin Turbininha, uma das referências do funk 150BPM. Ela vai ocupar o palco junto a outros artistas como Juju Rude, DJ Brandão, Aika Cortez, Sant e LP Beatzz, Batalha da Marginow, ADL e Cultura Zona Oeste.
A deputada estadual Dani Monteiro (PSOL-RJ), presidenta da Comissão Especial da Juventude na ALERJ, é uma das apoiadoras do evento. "A juventude que vive nas periferias tem uma potência que precisa ser vista e valorizada. E a cidade precisa reconhecer o quanto ganha quando permite a livre circulação dos jovens, inclusive e principalmente os negros, por todos os seus espaços e equipamentos culturais sem medo", declarou.
"O Festival é uma forma de expansão da potência artística e cultural dessa moçada, e também um grito: estamos aqui, queremos mostrar o nosso talento. O que esperamos é que o público reaja e prestigie esse grito, que jovens de outras zonas da cidade compareçam e se juntem a essa turma nas batalhas de rima, mas também por um futuro sem medo", completou.
Serviço:
Festival Pelo Nosso Futuro - A Juventude quer viver
Data: Quinta-feira, 12 de dezembro
Hora: 14h
Local: Parque Madureira - Rio de Janeiro - RJ
Gratuito