Escrito en
BRASIL
el
O autor de novelas da TV Globo, Aguinaldo Silva, tem usado as redes sociais nos últimos dias para mostrar sua indignação sobre o vazamento de óleo que atinge diversas praias do Nordeste desde setembro. Na manhã desta segunda (14), o dramaturgo pernambucano escreveu no Twitter que o vazamento atingiu dois terços do litoral brasileiro e que silêncio dos ecologistas é "ensurdecedor".
"Desculpem se insisto neste assunto. Mas o vazamento de petróleo chegou a Salvador e já atingiu quase dois terços do litoral brasileiro. Nunca houve um desastre ecológico tão grave por aqui... e o silêncio dos ecologistas sobre isso é ensurdecedor", disse.
Em outra publicação, desta vez na última sexta-feira (11), Aguinaldo Silva ironizou a teoria de um pesquisador brasileiro que o petróleo teria saído de um navio alemão que afundou durante a Segunda Guerra, em 1944. "Desculpe, mas essa trama eu já usei numa das minhas novelas. Foi em Tieta, em 1987 e já era ficção", escreveu.
Plano de Contingência
O ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, chamou a atenção para o fato de que o vazamento que foi observado no começo de setembro poderia ter sido melhor controlado caso o governo de Jair Bolsonaro (PSL) tivesse colocado em prática o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional, previsto no decreto número 8.127, de dezembro de 2013.
“No dia seguinte, o ministério deveria solicitar as fotos do Inpe, as fotos dos satélites e a marinha tinha que ver as rotas dos navios na região. Não era para ver isso um mês depois, mas sim no dia”, disse.
Confira o tuíte de Aguinaldo Silva:
[embed]https://twitter.com/aguinaldaosilva/status/1183713519948173312[/embed]