Escrito en
BRASIL
el
Pesquisa de opinião da empresa francesa Ipsos, divulgada nesta segunda-feira (26) pela BBC mostra que cerca de 67% dos brasileiros acreditam que o país "está em declínio" e tende a se tornar um lugar pior no futuro. Os brasileiros são os mais pessimistas entre 24 países consultados no levantamento, chamado Beyond Populism? Revisited ("Além do populismo? Revisto", em tradução livre).
Segundo a pesquisa, os brasileiros também são muito mais pessimistas que a média global (44%) e estão entre os que mais consideram que as regras da economia no país são injustas e favorecem quem já é rico e poderoso: 71% pensam desta forma hoje.
Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais
Apenas russos (75%) e húngaros (74%) têm uma percepção pior sobre as regras econômicas de seus países. Na média global, 63% têm esta visão, percentual menor do que o registrado em 2016, quando 69% dos entrevistados compartilhavam da ideia.
Ouvidos pela BBC, os responsáveis acreditam que os dados sugerem que a onda "antissistema" no mundo - ou seja, a tendência observada em diversos países de rejeição do establishment político e econômico - pode estar diminuindo, embora ainda seja cedo para se ter certeza.
Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais
"Esse resultado também pode estar atrelado ao fato de que vários dos países pesquisados elegeram governos de direita, de extrema-direita ou autoritários. Então, este sentimento antissistema, que teve um ápice em 2016, com a vitória do 'sim' ao Brexit e com a eleição de Trump, pode já ter arrefecido (em outros países). São dois anos de Trump, que perdeu apoio nas eleições legislativas deste ano; são dois anos de negociações travadas no Brexit", diz à BBC News Brasil o diretor da Ipsos Danilo Cersosimo.
Veja os dados completos no site da BBC News Brasil.
Agora que você chegou ao final desse texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais