Escrito en
BRASIL
el
Blogueiro, que foi alvo de condução coercitiva a mando do juiz Sergio Moro, reagiu à declaração da apresentadora da GloboNews de que ele seria um "aventureiro" e não um jornalista
Por Redação
A apresentadora da GloboNews Eliane Catanhêde usou o seu perfil no Twitter para provocar o blogueiro Eduardo Guimarães, alvo de condução coercitiva nessa semana a mando do juiz federal Sergio Moro.
A ação do magistrado tem gerado controvérsia e é vista por muitos como um atentado à liberdade de expressão. Guimarães é editor, há 12 anos, do Blog da Cidadania e está sendo pressionado a revelar suas fontes em uma investigação da Operação Lava-Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Sigilo de fonte é garantia constitucional para jornalista, não para qualquer aventureiro", escreveu Catanhêde em resposta a uma publicação do jornalista Kennedy Alencar, que defendeu a tese de que a medida contra o blogueiro foi abusiva. "Abrir um blog qualquer não transforma ninguém em jornalista", ela comentou com uma seguidora.
Em meio à reação dos internautas à declaração da apresentadora, o próprio Eduardo Guimarães rebateu em seguida. “Não esqueça de dizer que você recorreu a este ‘aventureiro’ para buscar informações para você na Venezuela”, escreveu. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a ONG Repórteres Sem Fronteiras já se posicionaram em defesa do blogueiro no episódio envolvendo a Lava-Jato.