Escrito en
BRASIL
el
Entre os detidos, muitos adolescentes foram levados ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) e permaneceram sem acesso a advogados ou familiares; assista aos vídeos
Por Redação
Após a PEC 55, que congela os gastos públicos nos próximos vinte anos, ser aprovada pelo Senado Federal em segundo turno, manifestantes de diversas cidades se reuniram nesta terça-feira (13) para protestar contra a medida. Em Brasília, mais de 60 pessoas acabaram detidas e o ato foi reprimido com spray de pimenta, gás lacrimogêneo e tiros de balas de borracha.
As prisões foram efetuadas com violência pela Polícia Militar do Distrito Federal. Autuados na 5ª DP, os detidos – entre eles, adolescentes – foram levados ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) e, por várias horas, foram impedidos de ter acesso a seus advogados. As visitas de amigos e familiares também foram vetadas. Muitas pessoas faziam vigília do lado de fora do local à espera de notícias.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, 10 manifestantes devem ser enquadrados na Lei de Segurança Nacional. E a caçada aos participantes do ato foi além dos limites da Esplanada dos Ministérios, onde houve o protesto. Um vídeo publicado na internet mostra a ação de PMs na quadra 303 Norte, com ameaças e agressões verbais a quem passava pela região.
Vídeos e foto: Mídia NINJA