CYNARA MENEZES
Filha do ex-ministro da Previdência Sérgio Cutolo, a candidata Marina Helena, do partido Novo, só exibe nas redes sociais o pai, com quem é afinada ideologicamente. A mãe, a arquiteta Maria Lais da Cunha Pereira, não aparece em nenhuma foto das redes sociais da candidata. No perfil de Marina Helena no instagram tem fotos com o marido, com o pai, os irmãos, os filhos e até a sogra, mas não com a mãe. Será que Marina, bolsonarista roxa, quer esconder que a genitora é de esquerda?
Em seu facebook e instagram, Maria Lais se mostra uma mulher de esquerda e se declara "antifascista"; votou em Fernando Haddad em 2018, e em Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. No perfil da mãe de Marina Helena no instagram aparecem fotos da avó no hospital com a netinha Luna, primogênita da candidata e do marido, em 2016, mas não com o caçula, Theo, que nasceu em plena pré-campanha à prefeitura, em março deste ano.
Ministro da Previdência do governo Itamar Franco (1992-1994), Sérgio Cutolo se tornaria presidente da Caixa Econômica Federal no governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002). O pai da candidata que chama Lula de "ladrão" chegou a ser alvo de uma CPI em 2006, acusado de envolvimento em um contrato fraudulento entre a Caixa Econômica Federal e a multinacional GTech. A CPI dos Bingos recomendou o indiciamento de Cutolo, acusando-o de participação em irregularidades no processo licitatório e formação de quadrilha.
No Dia dos Pais, Marina homenageou Cutolo como seu "herói". "Eu tenho mais o lado do meu pai que da minha mãe", ela assume no vídeo. Curiosamente, no perfil do pai de Marina Helena na wikipedia, ela aparece como sendo filha do segundo casamento de Cutolo, com Sandra Cristina Filgueiras de Almeida. A candidata do Novo não fez questão de corrigir.
O Dia das Mães deste ano foi uma das poucas vezes que Marina mencionou Maria Lais em suas redes. "Feliz dia das mães, em especial pra minha mãe Lalá", escreveu em um carrossel de fotos com seus filhos, Luna e Theo. A mãe não aparece nas fotos, mas postou nos comentários: "Grata, filhota, por nossa empatia e com a certeza que rapidinho a Luna estará bem".
Em sua biografia oficial e em entrevistas, Marina Helena conta que fugiu da casa da mãe no Maranhão aos 13 anos, após sofrer abuso sexual, e veio morar com o pai em Brasília. Ela disse que foi violentada, que foi passar as férias com o pai e não voltou mais para o Maranhão. A candidata não apontou quem seria o responsável pelo abuso.
Enquanto a filha Marina Helena declarava voto em Bolsonaro no segundo turno de 2022, Maria Lais publicou uma foto usando o boné de Lula e um vídeo onde deixa claro que seu candidato era outro.
Ela também publicou um vídeo festejando sua opção por Lula e contra Jair Bolsonaro, o "mito" da filha candidata à prefeita.
O Socialista Morena entrou em contato com Maria Lais, mas ainda não obteve resposta. Ela não faz nenhuma postagem pública no instagram desde dezembro de 2023.