ALEXEY DODSWORTH
Que Dilma Rousseff às vezes se atrapalha com as palavras, é fato. Dentre muitas das coisas que a tornaram alvo de piadas, várias eram piadas que ela mesma estava a fazer. Dois exemplos: “mulher sapiens” e “saudar a mandioca”. Não pegaram bem, mas hoje em dia eu nem ligo, considerando que vários que fizeram um escarcéu pros deslizes verbais dela passaram quatro anos defendendo cada lixo que saía da boca de Jair.
Mas, às vezes, a crítica ao que seria uma burrice dela expõe a burrice de quem a critica. Nesta quarta-feira, 12 de abril, em seu discurso de posse como presidenta do banco dos Brics, ela disse: "O Sul que é esse Sul que quer emergir e que conta também com países do Norte e com o multilateralismo". O mundo veio abaixo: "Que burra!" "Ou o país é do Sul ou é do Norte!" Uma jornalista famosa e recentemente conhecida por amar relógios Rolex mais do que ama a civilidade no diálogo, recomendou que Dilma calasse a boca.
Essa jornalista e vários críticos, pelo visto, desconhecem que há dois “Sul”: o geográfico e o político (ou Sul Global). A Austrália está no hemisfério Sul, mas não é Sul Global. Chama-se “Sul Global” o conjunto de países em desenvolvimento. A Austrália não é considerada “em desenvolvimento”, embora valha dizer que, mesmo sendo parte do Norte Global, participa de vários acordos de cooperação Sul-Sul. Só que a cooperação Sul-Sul tem um viés geográfico. Eu mesmo já participei de um, ao lado da ministra da educação da Austrália.
Às vezes, a crítica ao que seria uma burrice da Dilma expõe a burrice de quem a critica. Tenho uma hipótese que me faz rir e que se baseia em algumas percepções: é de propósito. Dilma tem um lado troll e fez de caso pensado, para ser chamada de burra e ficar constatado que burro é quem criticou
Logo, há sim países do Norte (global) que fazem parte do Sul (geográfico) e vice-versa. E é evidente que Dilma sabe disso.
O discurso que a ex-mandatária brasileira fez ao tomar posse na presidência do NDB em Xangai se referia a países localizados no hemisfério Norte que integram, geopoliticamente falando, o Sul Global, e não por coincidência três deles são integrantes dos Brics: a Rússia fica no hemisfério Norte, assim como a Índia e a China –embora parte dela (Hong Kong) seja considerada politicamente Norte Global. Outro caso importante é o do México, que geograficamente está na América do Norte e no entanto integra o Sul Global. Ou seja, é considerado um país em desenvolvimento.
Fosse eu o assessor, teria mudado esta parte do discurso, mas tenho uma hipótese que me faz rir e que se baseia em algumas percepções: foi de propósito. Dilma tem um lado troll e fez de caso pensado, para ser chamada de burra e ficar constatado que burro é quem criticou. Vai sair em todos os jornais. Já começou, na real: a jornalista lustradora de Rolex foi a primeira a passar vergonha.
UPDATE: Após a publicação desta matéria, a jornalista apagou o tweet onde mandava Dilma se calar.