Escrito en
BLOGS
el
A diferença entre os valores recebidos pelo campeões das categorias feminina e masculina do Skate Park Internacional, em Santa Catarina, gerou revolta nas redes de internautas que apontam machismo
Por Redação
"2 grandes campeões do skate. Mas há 1 erro", escreveu a internauta Aryane Rodrigues na legenda da foto dos campeões da categoria feminina e masculina do torneio Skate Park Internacional, também conhecido como Oi Skate Jam, que ocorreu entre o final da semana passada e o último final de semana em Itajaí (SC).
O erro apontado pela internauta na foto se remete ao valor da premiação descrito nos cheques gigantes dos atletas: ao campeão masculino, Pedro Barros, seria paga uma quantia de R$17 mil. Já há campeã da categoria feminina, Yndianara Asp, seria pago um valor mais de três vezes menor: R$5 mil.
Apesar de pertencerem a categorias diferentes, com menos inscritos, Yndianara é uma das maiores skatistas do Brasil, tendo no currículo um campeonato brasileiro e a melhor colocação entre brasileiras no ranking mundial.
Nas redes sociais, a publicação apontando o "erro" da foto dos campeões atingiu mais de 5 mil compartilhamentos e rendeu inúmeras críticas de outros internautas que apontam machismo e desigualdade baseada em gênero no esporte.
Essa é a primeira vez que o Skate Park Internacional, que reúne grandes nomes do skate mundial, conta com uma categoria feminina. Antes do início do evento, André Barros, representante da RTMF, uma das organizadoras do torneio, comentou sobre a presença de mulheres.
"Finalmente teremos mais um sonho a ser realizado para o skate brasileiro: trazer a categoria feminina para esse evento de grande destaque. Sempre lutamos por isso e hoje, através da performance e estilo nas pistas, as mulheres alcançaram seu espaço. Estou feliz por essa conquista e acredito que 2018 já se inicia com uma mudança otimista, o início de uma nova era", disse.
Foto: Oi Park Jam