Escrito en
BLOGS
el
A página oficial do site no Facebook já teria perdido mais de 20 mil seguidores desde a publicação "matéria" em que divulgaram fotos dos jogadores da Chapecoense no avião pouco antes de morrerem no acidente. Internautas acusam a página de "ganância" por querer explorar de forma tão insensível um acidente e ganhar cliques. Equipe do Catraca, no entanto, insiste na postura e diz que considera a postagem "relevante jornalisticamente"
Por Redação
O site Catraca Livre, que se popularizou nos últimos anos oferecer guias de programas e passeios baratos ou gratuitos pelas cidades ou ainda com matérias de comportamento, vem recentemente tentando se vender como um veículo jornalístico. Nesta terça-feira (29), a página deu um exemplo de como se fazer um mau jornalismo, ou ao menos de como não fazer jornalismo algum - é o que dizem agora ex-seguidores do site de forma unânime.
Pela manhã, em meio a comoção diante da tragédia aérea que matou dezenas de jogadores da Chapecoense, além de jornalistas e profissionais da aviação, o site, provavelmente em busca de cliques, postou uma "matéria" com selfies dos jogadores, dentro do avião, pouco antes de morrerem no acidente.
"Jogadores do Chapecoense fazendo selfie do avião que, pouco depois, se acidentaria. Uma galeria revela imagens do registro do último dia de vida", dizia a chamada da postagem na página oficial do site no Facebook.
A falta de sensibilidade do Catraca Livre para com o drama dos familiares e a comoção nacional diante do acidente não demorou a gerar uma revolta de grandes proporções nas redes sociais. A palavra "Catraca Livre" já está nos Trending Topics do Twitter apenas com menções negativas ao site. No Facebook, a página oficial já teria perdido mais de 20 mil seguidores.
Diante da revolta, a equipe do Catraca Livre resolveu insistir na postura e divulgou uma nota afirmando que consideraram a postagem "relevante jornalisticamente". Os editores tentam argumentar que queriam mostrar um "outro lado" da tragédia, que queriam mostrar que o avião é o meio mais seguro de transporte. A forma como encontraram de o fazer, no entanto, foi postando fotos de pessoas que morreram há poucas horas.
"Precisamos não apenas lamentar, mas informar", finalizaram na nota.
Confira abaixo algumas das reações dos internautas.
Alguém tem que derruba esse lixo Catraca Livre, querendo lacra as custa dessa tragédia
— Cap. Reaca (@Ldsantos19) 29 de novembro de 2016
Que nojo desse catraca livre
— Je4n (@Jean_Sandrini) 29 de novembro de 2016
Catraca Livre é aquele tipo de gente que nunca é capaz de reconhecer um erro e se desculpar. Prefere justificar a cagada que for. --'
— La Usurpadora (@mauicast) 29 de novembro de 2016
Galeria de fotos dos mortos antes da tragédia não é jornalismo: é caça-clique baixo. Catraca Livre fomentando a falta de noção #ForçaChape
— Roberta Cardoso (@robertacardoso_) 29 de novembro de 2016
Vamos denunciar o Catraca Livre...olha o horror que eles estão publicando
— Nandinha Superpop (@fnfreita) 29 de novembro de 2016
Se você é o jornalista do Catraca Livre, você está fazendo isso MUITO ERRADO
— só no compiuter (@arrobaroladiver) 29 de novembro de 2016
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar