DISCURSO DE ÓDIO

Davi é alvo de ataques racistas, xenofobia e preconceito linguístico nas redes

O jovem baiano confirmou o favoritismo e venceu o Big Brother Brasil 2024

Davi é alvo de ataques racistas, xenofobia e preconceito linguístico nas redes.Créditos: Reprodução / Globo
Escrito en BLOGS el

Davi, um jovem baiano da periferia de Salvador, venceu o Big Brother Brasil 2024 na noite desta terça-feira (16) e se tornou a mais nova celebridade do país.

No entanto, o que deveria ser motivo de festa se transformou também em uma enxurrada de racismo, preconceito linguístico e xenofobia.

Uma publicação que viralizou no X (antigo Twitter) destaca uma resposta de Davi a um comentário do apresentador Tadeu Schmidt, do BBB 24, onde há um erro gramatical.

Assim, a resposta de Davi é destacada e o autor da publicação desqualifica o jovem baiano e a Universidade Estácio, onde ele planeja estudar medicina. "É... vai ter que ser na Estácio mesmo", diz o perfil identificado como Joy.

As respostas à publicação são um festival de racismo, xenofobia e preconceito linguístico. Separamos algumas reações abaixo:

 

 

 

 

Gil do Vigor emociona Davi no programa de Ana Maria Braga 

Como o campeão do BBB 24, Davi iniciou sua jornada pelos programas da Globo e, na manhã desta quarta-feira (17), o jovem baiano participou do tradicional café da manhã de Ana Maria Braga no "Mais Você".

Durante o programa, Davi compartilhou seu sonho de se tornar médico e como, devido à sua realidade social, pensava que nunca poderia realizá-lo por causa de suas condições sociais, as quais agora são coisa do passado.

Em determinado momento, enquanto preparava um lanche para Ana Maria Braga, o ex-BBB Gil do Vigor fez uma intervenção no programa e enviou uma emocionante mensagem para Davi.

"O poder da educação e como ela transforma, então nunca abandone a educação, de jeito nenhum. A educação será seu guia, sempre será aquilo que o trará de volta à sua essência", declarou Gil do Vigor para Davi, que ficou profundamente emocionado.

Confira o momento no vídeo abaixo:


VÍDEO: Davi paralisa estúdio da Globo 

Nas redes e em muitas localidades do Brasil, não se fala em outra coisa além da final do Big Brother Brasil 2024 e de seu campeão, o jovem baiano Davi, que encantou o país desde o início da competição, principalmente quando se tornou alvo da cantora Wanessa Camargo, que seria expulsa justamente por agredir o vencedor do programa.

Dessa forma, Davi iniciou sua jornada pelos programas da Globo. Logo após ser consagrado campeão do BBB 24, ele participou do Bate-Papo BBB e discutiu sobre sua experiência e estratégias.

Na manhã desta quarta-feira (17), Davi participou do tradicional café da manhã de Ana Maria Braga no "Mais Você".

Ao chegar no estúdio da Globo para participar do "Mais Você", Davi paralisou o local, já que os trabalhadores interromperam suas atividades para aplaudir e admirar o mais novo campeão do Big Brother Brasil.

Confira o emocionante momento no vídeo abaixo:

Boninho dá bafão durante final do BBB 24

Na noite desta terça-feira (17) o jovem baiano Davi, como todas as enquetes apontavam - inclusive a da Fórum - foi consagrado o campeão do BBB 24 com 60,52% dos votos. 

Porém, circula pelas redes sociais um vídeo que registrou um momento em que Tadeu Schmidt e Ana Clara tietavam Davi, que já havia sido anunciado como o campeão do BBB 24 e claro, puxaram o brother para tirar umas fotos. 

Tudo bem, tudo uma festa, mesmo para o Boninho, que deu uma baita bronca em Tadeu e Ana Clara, que simplesmente ignoraram e continuaram a tietar o campeão Davi. Confira o climão no vídeo abaixo:  

 

Davi: "pensei em desistir"

Davi Brito, jovem baiano de 21 anos de idade, é o grande campeão do Big Brother Brasil (BBB24), da Globo. De origem humilde, o motorista de aplicativo que sonha em ser médico conquistou a maior parte do público e obteve 60,52% dos votos para vencer a edição e faturou R$ 2,9 milhões.

Nem a chuva forte que caiu em Salvador na noite desta terça-feira (16) foi capaz de impedir que milhares de baianos lotassem a Arena Pronaica, no bairro de Cajazeiras, para celebrar a vitória do motorista de aplicativo no BBB 24. O jovem de 21 anos, natural de Feira de Santana, enfrentou o isolamento dos brothers e os preconceitos na casa, ao lado dos outros dois finalistas e amigos, Matteus Amaral e Isabelle Nogueira, com quem formou o pódio no programa. 

Em Salvador, uma grande estrutura com telão, trio elétrico e "arena de voto" foi montada na Arena Pronaica, para receber a torcida de Davi no anúncio da final do BBB. O evento ainda contou com shows de artistas baianos, como Silvano Salles e Danniel Vieira, representantes do ritmo arrocha - que costumava animar o participante na casa - e o pagodeiro O Maestro.

Pelas redes sociais, o campeão do BBB disse que não esperava vencer a edição e fez questão de agradecer a todos que torceram por ele. “Fala rapaziada do Brasil, prazer, Nordeste, Bahia, torcida maravilhosa, muita gratidão mesmo! Eu quero agradecer de coração você mesmo pelo meu esforço dentro da casa lá, lutei, pensei em desistir, mas fui até o final e vocês me fizeram ser campeão e vai ser minha verdadeira e eterna gratidão, de coração, a cada um de vocês que torceram por mim, famosos e anônimos, toda a torcida brasileira. É muita informação, é uma loucura gente. Muito obrigado mesmo. Deus abençoe cada um de vocês eternamente”. Veja o vídeo:

Trajetória de Davi no BBB

O jovem conquistou o público ao entrar na casa do BBB24 em janeiro. Integrante do time Puxadinho, sua trajetória foi marcada por momentos intensos, desde embates com outros participantes como Yasmin Brunet, Lucas Buda, MC Bin Laden e Wanessa Camargo, até a expulsão da filha de Zezé Di Camargo após uma suposta agressão contra ele.

Momentos de tensão não faltaram para Davi. Teve suas roupas jogadas na piscina por Leidy Elin e foi alvo de perseguições na casa por conta das expressões "psiu" e "calma calabreso". Apesar dos desafios, ele também colecionou conquistas no jogo, como a liderança em uma semana, 8 participações em paredões e duas imunidades.

 

Temas

BBB