Um caso de preconceito e intolerância envolvendo o casal de artistas Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank chegou ao fim. Ambos celebraram a condenação de Adélia Barros. A mulher cometeu crime de racismo contra os filhos mais velhos do casal, Titi e Bless, em 2022, em Portugal.
A Justiça condenou Adélia a oito meses de prisão, além de ter de pagar indenização de 14 mil euros (R$ 85 mil, aproximadamente) por danos morais.
Te podría interesar
“Há quase três meses a gente celebrava uma vitória contra o racismo no Brasil. E, hoje, direto de Salvador, neste mês que nos pede consciência para que lembremos da herança escravocrata que herdamos, a gente volta para propagar mais uma vitória contra o racismo, desta vez em Portugal”, iniciou o casal, em publicação no Instagram.
Bruno e Giovanna ainda reforçaram o fato de que têm consciência dos privilégios que os ajudaram a conquistar mais uma vitória, como o fato de serem famosos e brancos.
Te podría interesar
“Sabemos que somos mais ouvidos que quaisquer mãe ou pai negros que ainda são silenciados. Sabemos. E não podemos parar — principalmente se o nosso privilégio fizer diferença numa luta. É esse o nosso papel, é esse o papel da branquitude”, destacaram
Ambos também relembraram o caso, que aconteceu em julho de 2022. Na ocasião, Titi e Bless, além de uma família de turistas angolanos, foram vítimas de racismo por parte de Adélia Barros. O casal ainda ressaltou que esta é a primeira vez que alguém é condenado por racismo pela lei portuguesa.
“MAIS UMA VEZ estamos emocionados, MAIS UMA VEZ agradecemos a comoção pública e a imprensa brasileira e de nossos amigos portugueses. E MAIS UMA VEZ devemos dizer que precisamos seguir vigilantes pois o racismo SEGUE, segue diminuindo, ferindo, matando. E não podemos esmorecer diante dele”, acrescentaram.
Relembre o caso
Os filhos de Giovanna e de Bruno foram vítimas de ataque racista em uma praia de Portugal. Em vídeo divulgado na época foi possível ouvir a atriz discutindo com uma mulher e a xingando de “racista nojenta”.
Segundo relato de testemunhas, a mulher com quem Giovanna discutiu disse para “tirar aqueles pretos imundos dali”, se referindo a Titi e Bless. Em reação, a atriz teria cuspido no rosto da mulher ao escutar as ofensas racistas.
No vídeo também possível ver o ator Bruno Gagliasso, que acompanha a discussão.
Além das crianças, a mulher também ofendeu turistas angolanos que estavam no local. Toda a cena ocorreu no Clássico Beach Club, na Costa da Caparica, cidade de Portugal.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.