Gisele Bündchen, uma das mais importantes supermodelos da história da indústria da moda, está com 43 anos e segue apresentando jovialidade e beleza, mesmo já afastada das passarelas há alguns anos. A brasileira, agora, “resolveu contar” qual é o seu segredo: o cogumelo Juba de Leão.
Como é que é? Cogumelo o quê?
Sim, cogumelo Juba de Leão. Sobre as aspas em “resolveu contar”, mais ao final elas serão explicadas.
O cogumelo Juba de Leão, de aparência estranha e bem diferente de seus “parentes” mais famosos, é um fungo encontrado na chamada região holoártica da Terra, ou seja, nos continentes boreais do planeta, ao norte do globo. Seu nome está relacionado ao seu aspecto visual, que lembra a “cabeleira” desgrenhada de um leão. Ele tem talos que vão de 10 a 20 centímetros e seu chapéu “barbudo” mede de 1 a 6 centímetros, surgindo normalmente em madeiras úmidas no período do verão e do outono do hemisfério norte.
Para quem gosta de comer champignon, shitake e shimeji, saiba que o Juba de Leão é comestível, e seu sabor é até bom, lembrando a textura de lula, ou camarão. No entanto, a maior parte de sua produção é voltada para a indústria farmacêutica.
Os defensores de seu consumo como um suplemento para a saúde afirmam que o cogumelo Juba de Leão, segundo pesquisas, teria uma capacidade de estimular o crescimento do tecido nervoso, o que teria como resultado uma melhora expressiva na memória de quem o consome com regularidade. Uma pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, diz inclusive que esse fungo pode ser uma promessa na luta contra doenças como o Alzheimer.
Já em relação às aspas do “resolveu contar” de Gisele, é simples. A top model deu essa declaração num vídeo sobre o uso do cogumelo Juba de Leão, mas a cena é uma ação de divulgação da empresa Gaia Herbs. Em resumo, trata-se de uma ação publicitária.
“Há algum tempo que tomo Lion’s Mane Mushroom (nome do fungo em inglês), e ele realmente me ajuda na concentração e a aumentar a minha energia”, diz a supermodelo, conhecida por propagar a história de que sempre foi muito ligada aos poderes medicinais de plantas e ervas por influência de sua avó. Ela há muitos anos sempre diz ser consumidoras de produtos e suplementos naturais para os mais diferentes fins.
Já a empresa, a Gaia Herbs, fundada em 1987, afirma em seu site oficial que o cogumelo Juba de Leão “ajuda a promover a saúde neurológica e cerebral e é composto por cogumelos cultivados de modo orgânico e sustentável”.