ELITISMO

Carlos Alberto de Nóbrega volta a falar sobre o presidente Lula não ter diploma

O comediante foi criticado nas redes sociais após criticar o fato de o presidente do Brasil não ter formação universitária

Carlos Alberto de Nóbrega volta a falar sobre o presidente Lula não ter diploma.Créditos: Divulgação / TV Cultura
Escrito en BLOGS el

O apresentador e comediante Carlos Alberto de Nóbrega, conhecido por comandar o humorístico "A Praça é Nossa" (SBT), foi criticado nas redes sociais após questionar o presidente Lula (PT) por não possuir um diploma universitário. A declaração elitista foi feita durante a última edição do programa Roda Viva.

"Como o senhor explica um presidente da República, no dia em que recebe o diploma de presidente, chorar e dizer que foi o primeiro diploma que recebeu na vida? Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, qualquer coisa, ser presidente da República", afirmou o apresentador.

A âncora do "Roda Viva", Vera Magalhães, rebateu, dizendo que "o voto é livre", ao que Carlos Alberto retrucou: "É por isso que o país está desse jeito".

Após receber uma enxurrada de críticas por usar de elitismo ao criticar o presidente da República, Carlos Alberto de Nóbrega, em entrevista ao UOL, voltou a falar sobre o presidente Lula e sua declaração no programa Roda Viva.

"O que eu quis dizer, quando eu disse 'como é que ele se sentia naquele momento [de receber o diploma de presidente]' é que eu acho que é a primeira vez na história da civilização que uma pessoa tem um trajeto tão vitorioso como Lula teve, sem ter um alicerce. Isso é a minha opinião. Ele não teve diploma, mas ele teve a vivência, ele é um homem que viveu, veio do zero. Ele aprendeu com a vida, que é a maior escola... talvez eu tenha sido infeliz na maneira de falar", declarou Carlos Alberto de Nóbrega.


A resposta de Lula 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que após uma passagem pela Argentina para os protocolos oficiais que marcaram a sua investidura na presidência rotativa do Mercosul, já em Foz do Iguaçu (PR), introduziu em seu discurso, que posteriormente foi colocado no Twitter, uma resposta à crítica baixa e elitista do “humorista” Carlos Alberto de Nóbrega, que durante uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, atacou o petista por ele “não ter diploma”, dizendo que “por isso o país está desse jeito”.

O decadente apresentador de “A Praça É Nossa”, do SBT, é um simpatizante entusiasta do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro (PL), vive retomando uma crítica que já faz a, no mínimo, duas décadas: a de que o mandatário não tem diploma universitário.

Lula, sem citar Nóbrega, fez questão de explicar em seu discurso na cidade paranaense “por que não tem diploma”, para na sequência mostrar que seus governos atuaram fortemente na área da Educação.

“Em 1918 a Argentina já tinha feito sua primeira reforma universitária e o Brasil não tinha sequer sua primeira universidade. Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim. Quando eu e o Zé Alencar tomamos posse, nós não tínhamos diploma, mas tínhamos a consciência que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação”, disse o estadista brasileiro.