Xuxa Meneghel, de 59 anos, foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), em segunda instância, por suposto plágio. O valor da indenização ao publicitário mineiro Leonardo Soltz, autor da ação, chega a R$ 65 milhões. A decisão é da juíza Flávia Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. .
Conforme indica o processo, a apresentadora teria copiado personagens do projeto Turma do Cabralzinho, de autoria do publicitário, que marcava os 500 anos do descobrimento do Brasil, para criar a Turma da Xuxinha descobrindo o Brasil, de acordo com informações da Folha de S.Paulo.
O TJ-RJ relatou que os cálculos da indenização consideraram a tiragem da revista e a reprodução das imagens em produtos. A ação ainda cabe recurso.
O publicitário alega que Xuxa se apropriou das personagens e as licenciou para que fossem usadas em outras linhas de produtos, o que teria gerado mais retorno financeiro para a apresentadora.
Caso não haja acordo para o pagamento da indenização, os bens de Xuxa poderão ser penhorados
O embate se arrasta na Justiça desde início dos anos 2000 e, em 2012, a apresentadora já havia sido condenada, em primeira instância, a indenizar Soltz em R$ 50 mil por plágio.