Escrito en
BLOGS
el
Reproduzo o texto da Maria Frô, sobre o bate-cabeça na campanha dos tucanos. Perdidos, eles apelam pra baixarias de todo tipo, e só Beyoncé parece acalmar os cibernéticos militantes do PSDB.
===
FALHOU, FALHOU, O RETORNO: A CAMPANHA DE SERA NA REDE
por Maria Frô
A repórter Daniela Pinheiro da Revista Piauí fez um reportagem sobre a campanha na rede dos três candidatos com maior intenção de votos nas pesquisas eleitorais.
Destaco um trecho:
Os internautas que navegam pelo site oficial de José Serra são convidados a responder um questionário que inclui nome completo, número de celular, cep, quanto tempo está disposto a trabalhar e como pensa em ajudar a campanha. Quem se cadastrou há mais de um mês, recebe boletins com os chamados “desafios Mobiliza PSDB”. Num dos primeiros, pedia-se ao internauta que fornecesse cinco endereços eletrônicos de simpatizantes de Serra. Numa noite de julho, marcou-se um bate-papo on-line com os coordenadores do movimento para avaliar a quantas andava a coleta. Às oito e meia da noite, um rapaz chamado Rafael Crespo, de forte sotaque carioca e vocabulário de surfista, apareceu na tela. Estava no comitê de Serra no bairro do Leblon e perguntava aos internautas quem havia cumprido a tarefa. O desânimo dos interlocutores virtuais era notório. Pareciam alunos que não fizeram o dever de casa. “Gente, só um endereçozinho, vai. Eu pedi para a minha mãe, para a minha irmã e para três amigos no msn. Vocês podem fazer isso também!”, chiou. A transmissão era ruim e o som falhava. No dia seguinte, a tarefa era tuitar “#serra45” à exaustão, até a mensagem aparecer na lista de tópicos mais vistos do Brasil. No comitê e nas telas, porém, o que se via eram jovens zanzando pelo comitê ao som de uma música de Beyoncé. (…)
Não me surpreende que a tentativa de levar a tag #serra45 para o TT tenha malogrado, observem o nível dos ‘militantes’ pró Serra no twitter:
Nesta última, uma mensagem de RT do jornalista e blogueiro de O Globo tem tags adicionadas que não estavam na mensagem original.
Usando perfis fakes, linguajar chulo, ações para inflamar a discussão na rede como atacar a tag #blogprog (tag criada pelos blogueiros que participaram do Primeiro Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas) pretendem conquistar votos para Serra?
O que tenho visto é exatamente o contrário, mesmo eleitores que não pretendem votar em Dilma se afastam cada vez mais desses ‘militantes’ estilo graeefeano. Não me admirarei nada se Marina passar à frente de Serra.
Mas por que a estratégia desses indivíduos é tão agressiva? Como são alimentados?
Veja abaixo um dos e-mails que chegam da Campanha de José Serra (clique no link para ampliar).
De Caixa suspensa |
Atente para os arquivos anexados na imagem copiada da tela do computador.
Ao abrir cada um dos anexos o leitor se assusta com o baixo nível dos textos: saídos dos blogs da Veja, e textos apócrifos que insistem no factóide de Dilma ‘assassina’, ‘terrorista’ e outras sandices, os anexos buscam criar um clima de terror, pró-ditadura militar, pró-torturadores e condenar ações de resistência à ditadura militar.
Eles também listam candidados aliados do PSDB que oportunisticamente saltaram do barco da candidatura Serra (mas esquecem de listar o próprio presidente do PSDB, Sérgio Guerra que esconde Serra dos santinhos e do horário político). Aos políticos de outros partidos da coligação tucana eles os denominam de ‘traíras’. Sérgio Guerra, Tasso e tantos outros do PSDB seriam o quê?
Nesse mail da campanha de Serra também tem o artigo de Elio Gaspari sobre Dulce Maia que ignorou a história. Mas nenhuma linha sobre a resposta de Dulce Maia publicada no Observatório da Imprensa e replicada em diferentes blogs.
Não se vê na longa e improdutiva lista de anexos (quem é que tem tempo de ler tanto spam?) um único anexo falando do candidato Serra. Quais são suas propostas, qual é o seu projeto político? Por que os eleitores devem votar em Serra e interromper a continuidade de um governo que tem 80% e aprovação?
Parece-me que o desafio dos ‘militantes’ pró-Serra de linguagem chula, detratores, agressivos e que buscam espalhar o medo é hercúleo: convencer o povo brasileiro de que estão equivocados, de que são ‘povinho inculto’, de que a vida deles não melhorou. Enquanto isso eles mandam spam e emporcalham a timeline dos que ainda o seguem e como narra a jornalista da Piauí, ficam ‘zanzando pelo comitê ao som de uma música de Beyoncé”.