Francisco Filho é professor Dr. da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru-SP no curso de Jornalismo. Possui graduação em Radio e TV pela FAESA/ES, Mestrado em Mida e Cultura pela UNIMAR/SP e Doutorado em Comunicação Social pela UMESP/SP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão digital, atuando principalmente nos seguintes temas: TV Digital, Mídias Digitais e internet e modelo de negócios para TV aberta.
Testes de interferência da LTE na TV digital começam 9 de dezembro
Cidade histórica de Pirenópolis, perto de Brasília, foi a escolhida
Texto publicado em: Tele.síntese
Os testes em campo para medir a interferência do celular nos sinais de TV digital na faixa de 700 MHz, que será leiloada no próximo ano pelo Ministério das Comunicações, começarão a ser feitos no próximo dia 9 de dezembro, informou hoje o presidente interino da Anatel, Jarbas Valente, em audiência pública no Senado Federal.
Segundo o conselheiro, os testes serão feitos em parceria com as instituições universitárias como Inatel, UnB, Mackensie, entidades que congregam as emissoras de radiodifusão as operadoras de telecomunicações. Para Valente, deverá haver problemas com a interferência da banda larga móvel nos sinais de TV apenas em pontos localizados, que poderá ser mitigado com a coordenação da Anatel, e com a instalação de filtros.
Já para os radiodifusores, os riscos de inteferência são muito maiores. Conforme dirigentes da SET, entidade que congrega os engenheiros de TV, os testes já realizados por eles demonstram que a estação radiobase das operadoras de celular interfere diretamente nos canais digitais de números 47 a 51; e o aparelho de celular interfere nos canais 38 a 45
.
Para Valente, no entanto, a interferência será muito menor, e seus custos estarão estabelecidos no edital de licitação da frequência.( Da redação).
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar