Em uma onda que começou através de aplicativos de mensagens como Telegram e WhatsApp, bolsonaristas fazem suposta denúncia de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estaria fazendo campanha subliminar para Lula e o PT.
A fake news começou após uma pessoa compartilhar a foto do seu comprovante de título eleitoral, na qual o sistema automático gerou um código e, entre outros caracteres, aparece "LULA.PT".
Outra versão da mesma fake news é compartilhada em áudio. Uma mulher afirma que o "L13" que supostamente teria aparecido em seu código "é o fim do mundo". Ela relata que outras pessoas que receberam o comprovante também viram campanha para Lula
O TSE não está fazendo campanha para nenhum candidato. O código, composto por uma combinação de letras e números, é gerado de maneira aleatória e serve apenas para confirmar a autenticidade de documentos.
Uma consulta no site do tribunal confirma que o documento da imagem é real. Quanto aos outros, citados no áudio que circula, não foi possível verificar porque a foto do documento com os dados pessoais do eleitor não foi compartilhada.
O TSE explicou à agência Reuters que não há qualquer interferência na geração dos códigos, portanto trata-se de uma coincidência.