VÁRZEA

Paris 2024. Argentina perde na estreia em jogo com invasão de campo e paralisação de duas horas

Estreia do futebol olímpico teve lances de amadorismo, com invasão de campo, bombas e garrafadas

Marrocos venceu a Argentina por 2 x 1.Créditos: Reprodução Cazé TV
Escrito en BLOGS el

A estreia do futebol masculino na Olimpíada foi marcada por um grande escândalo no jogo entre Marrocos e Argentina. Os argentinos empataram aos 15 minutos de acréscimo - sim, acréscimo, não prorrogação - e os torcedores marroquinos, aproximadamente 40 mil se revoltaram. Jogaram garrafas e rojões nos jogadores argentinos que comemoraram o empate. 

O campo foi invadido e os argentinos correram para o vestiário. 

O jogo ficou parado por aproximadamente duas horas. Todos os torcedores deixaram o estádio. Os times voltaram para jogar mais três minutos, mas o árbitro sueco, baseado no VAR anulou o gol de empate.

Assim, Marrocos venceu por 2 x 1. 

A descrição do gol de empate da Argentina contra Marrocos poderia ser confundida com outro esporte, o basquete por exemplo. Foi no último lance de um inacreditável acréscimo de 15 minutos. Almada, do Botafogo, chutou de longe, a zaga rebateu. Ele chutou novamente e o goleiro Munir rebateu, Medina chutou, o goleiro rebateu, a bola foi até a trave, novo chute da Argentina e Medina, de cabeça fez o mais tardio gol na história olímpica, aos 61 minutos do segundo tempo, quando os argentinos já se lembravam da última Copa, quando estrearam com uma derrota para a Arábia Saudita.

Não que Marrocos seja como a Arábia Saudita. É muito melhor, tanto que foi quarto colocado no Mundial e está na Olimpíada. É um time muito bem treinado e que não se intimidou com os argentinos, comandados por Julian Álvarez, do Manchester City, quatro gols no último Mundial.

Marrocos fez seu primeiro gol no último minuto do primeiro tempo, com o atacante Rahimi aproveitando passe da linha de fundo. O  jogo era equilibrado e o gol não foi uma surpresa. No segundo tempo, logo no início, Soler fez pênalti em Akhomach e Rahimi marcou o segundo. A Argentina reagiu com o atacante Simeone, que havia entrado no intervalo em lugar do meia Zenon.

A Argentina, de Javier Mascherano, mudou o esquema, passou a jogar com três zagueiros e começou a pressionar bastante. Entrou Gondou, atacante que fez o gol que eliminou o Brasil no Pré-Olímpico e o empate veio no último lance. Torcedores marroquinos, revoltados, atiraram objetos em jogadores argentinos. O campo foi invadido e houve um rojão explodindo. Argentinos correram para o vestiário e a partida foi interrompida. 

E a Argentina, campeã olímpica em 2004 e 2008, estreou com derrota em um Olimpíada que teve um início varzeano.