As urnas mostraram uma jovem em ascensão dentro do PT. Uma cara nova que aponta para renovação do partido. É Luna Zarattini, de 31 anos.
Ela teve 100921 votos e foi a vereadora mais votada do PT em São Paulo, muito acima de Alessandro Guedes, o segundo colocado, com 58190 votos. Praticamente cinco vezes mais.
Te podría interesar
Há quatro anos em sua primeira tentativa, Luna teve 17296 votos e foi a quarta suplente. Assumiu uma cadeira em 2022, quando vereadores se elegeram para a Assembleia, como Eduardo Suplicy, ou para a Câmara Federal, como Juliana Cardoso.
Luna é a terceira geração de uma família de políticos. Ricardo Zarattini Filho, seu avô, foi deputado federal. Participou da luta contra a Ditadura, foi preso, torturado e, em 1969, um dos 15 presos políticos libertados em troca da soltura de Charles Burke Elbrick, embaixador dos Estados Unidos, que estava sequestrado.
Te podría interesar
A vereadora mais votada do PT é sobrinha de Carlos Zarattini, que foi vereador, deputado estadual e está em seu quinto mandato como deputado federal, sempre pelo PT.
Luna tem 31 e Carlos, 65 anos. A trajetória política de ambos deve se entrelaçar. Em 2026 poderão fazer uma dobradinha para Assembleia e Câmara. Ou estarão juntos tentando uma vaga na Câmara. Ou quem sabe Carlos Zarattini tentará o Senado, que terá duas vagas em disputa, deixando a Câmara para a sobrinha?
São muitas possibilidades para a carreira de Luna, uma estrela em ascensão no PT.