Dom Helder Câmara foi nomeado Arcebispo de Olinda e Recife em 12 de março de 1964, 19 dias antes do Golpe Militar. Renunciou em 15 de julho de 1985, três meses depois da morte de Tancredo Neves e da ascensão de José Sarney, como novo presidente, consolidando o fim da Ditadura e o início da Nova República.
Durante todo o período como arcebispo, levou a Igreja para o lado dos pobres. Denunciou a Ditadura e foi vítima de um processo de cancelamento. Tudo o que dizia era censurado pelo AI-5. Era chamado de comunista, embora na juventude tivesse sido simpatizante do integralismo. Dom Helder era o Bispo Vermelho, afinal para a Direita da época um padre deveria rezar missa e, no máximo, praticar caridade.
Te podría interesar
Hoje, passadas quase cinco décadas, a Direita persegue um padre que faz...caridade. É lógico que o padre Júlio Lancelotti tem lado, sabe que o governo Lula defende os mais pobres, já deixou isso bem claro, mas não se sabe que ele esteja se esforçando na organização de um exército popular com pobres, miseráveis, viciados em crack...Ele é apenas o porto seguro de quem não tem nada. Ele é o homem que dá pão, manteiga e café pela manhã àqueles que acordam sem a certeza de que haverá uma refeição por vir.
É o suficiente para se tornar alvo de uma gama de políticos desqualificados, ex ou atuais membros do MBL. Gente com currículo asqueroso. Tem aquele que acha vê as ucranianas fáceis porque são pobres, tem outro que não paga o aluguel, tem a Dama do Auxílio, que, mesmo sendo arauto do Estado Mínimo, mamou nas tetas do auxílio emergencial de Bolsonaro.
Te podría interesar
São um retrato fiel da direita de hoje: estúpidos e vingativos. Está cheio de gente assim. Qual a contribuição para o Brasil, ou para um pensamento liberal pessoas como Nikolas Ferreira, mentiroso contumaz, Abílio Brunini, um eterno quinta série, Gustavo Gayer, rei da fake news podem dar? Vivem de cortes e reacts, seu mundo é o tik tok.
Mas se engana quem vê neles pessoas desocupadas ou bobinhas. São fanáticos. Defendem um golpe militar, não aceitam a Democracia e, caso estejam no Poder, implantariam um esquema de terror, perseguindo e denunciando. Se fazem o que fazem com um padre caridoso, imagine com outros pobres mortais.
E há ainda os fundamentalistas religiosos. Os que vivem fazendo política em cultos por aí, por quatro anos. Para eles, não interessa Democracia, não interessa quanto devem ser os juros, qual deve ser a política de industrialização, nada disse. Vivem da pauta de costumes, de aborto, religiões de raiz africana, de política de gênero....Tudo para manter os dízimos e se tornaram cada vez mais pastores de seu próprio dinheiro, bilionários que só praticam caridade em proveito próprio.
O Brasil sente falta de uma direita civilizada, com propostas e que pudesse se contrapor aos Profetas da Ignorância, da Mentira e da Violência. Só foram vencidos porque do outro lada estava Luis Inácio Lula da Silva. Devemos nos preparar para duras batalhas em 2024 e 2026.