ELEIÇÕES EM NOVEMBRO

Espírito de Bolsonaro ronda o Corinthians, onde só as brabas têm sucesso

Com péssima campanha no returno do Brasileiro, Timão vê o rebaixamento como uma ameaça a ser considerada e espera eleição de novembro, em que as duas candidaturas têm ligação com o Inelegível

Futebol feminino é uma das poucas coisas que funcionam no Corinthians.Créditos: Reprodução/Twitter Corinthians
Escrito en BLOGS el

Hoje, 23 de outubro, no Estadão, o colunista Lourival Santana analisa o primeiro turno das eleições da Argentina e diz que o eleitorado tem pela frente uma dura escolha entre Sérgio Massa, peronista, e Javier Milei, aquele que promete romper relações comerciais com Brasil e China e que deseja cortar todos os benefícios sociais. Escolha difícil para os outros, para ele seria Milei, pelo menos é o que se pode perceber pela análise.

Mas o que tem a Argentina com o Corinthians, além das saudades de Carlitos Tevez? É que escolha difícil mesmo é a do corintiano em 25 de novembro, quando terá de escolher entre André Luiz de Oliveira e Augusto Melo.

Seja qual for o vencedor, pelo menos uma bandeira muito cara à torcida fica em xeque: a de clube defensor das causas de esquerda. Ou, no mínimo, de clube que ficou longe de Jair Bolsonaro. Algo muito importante para parte da torcida que viu o ex-presidente erguer a taça de campeão brasileiro do Palmeiras, grande rival, em 2018. A dicotomia entre clube do povo x clube de Bolsonaro fica ameaçada. 

André Luiz Oliveira era assessor parlamentar de Andres Sanchez, ex-presidente do clube, quando deputado federal. Mesmo assim, em 2018, declarou voto em Bolsonaro. E Augusto Melo, seu concorrente, tem Osmar Stabile como vice. Osmar é o empresário que financiou um vídeo em 2019, elogiando o gole de 1964, que ele chama de "contragolpe preventivo". No vídeo, um ator tece muitos elogios ao Exército, que teria salvo o Brasil. Stabile, dono de uma empresa de estamparia de metais, assumiu o financiamento do vídeo - que chegou a ser publicado pela assessoria do Palácio do Planalto e redobrou os elogios aos militares. 

Em debate na televisão, os dois candidatos não conseguiram mostrar um plano de governo moderno para o Corinthians. 

André Luiz, em ato falho, chegou a dizer que o Corinthians não tinha título mundial antes de 2007, quando a Renovação e Transparência, seu grupo, começou a dirigir o clube. Esqueceu do ano 2000.

No domingo, dia 22, o Corinthians empatou em casa com o América-MG, lanterna do campeonato e virtualmente rebaixado. Empatou com gol de Giuliano no último lance da partida. Chegou a apenas 33 pontos, três acima de Santos e Vasco, que fecham a lista de quatro que estariam rebaixados. O Goias tem 31 pontos. Tudo indica que, desses quatro times, dois escaparão.

Na mesma semana, o time feminino de futebol venceu o Palmeiras por 1 x 0 e se sagrou tetracampeão da Libertadores. Nenhum jogaodor do time masculino cumprimentou as jogadoras. As diferenças vêm do tempo de Cuca, abraçado pelos jogadores após a classificação contra o Remo e criticado de forma oficial pelas jogadoras, em virtude de sua condenação por estupro de menor ocorrido em 1987, na Suíça.

As brabas, como as jogadoras são chamadas, são o exemplo do Corinthians que dá certo. O único na atualidade. E tudo pode piorar, dependendo da eleição.