BLOG DO ROVAI

Dia do jornalista: que tal refletir sobre como a imprensa arriscou a democracia?

A democracia brasileira ficou por um fio no governo Bolsonaro que teve em uma parte do seu mandato o juiz ladrão, como diz Glauber, como ministro da Justiça.

Créditos: Reprodução/Band TV
Escrito en BLOGS el

Muito atrasado, e por conta de agora estar indo para a academia com fones de ouvidos (eu resisti muito a isso), comecei a usar o spotify e, nesses últimos dias, ouvi o podcast “O código do Russo”. É um podcast sobre a Lava Jato, mas a partir da perspectiva de como Sergio Moro conduziu a operação.

Vale muito a pena ouvi-lo hoje, mesmo já tendo sido lançado há algum tempo, quando o ex-juiz não era senador, por exemplo.

O trabalho mostra, entre outras muitas coisas interessantes, como a mídia tradicional foi sócia do juiz ladrão, segundo definição do deputado Glauber Braga, em todas as suas absurdas ações que tinham, como se diz no podcast, uma “mira a laser apontada para Lula".

A operação Lava Jato conduzida por Moro quase destruiu a democracia e levou, só pra dar um exemplo citado no programa, a área de engenharia do país a diminuir 85% em quatro anos e perder 1 milhão de empregos.

E muitos jornalistas e veículos que hoje estão todos pimpões fazendo críticas a Lula por ter exposto sua raiva contra Moro fizeram coro a todos esses absurdos e atos ilegais do ex-juiz.

Entre eles o de ter gravado de forma ilegal a conversa de uma presidenta com um ex-presidente e ter divulgado isso no Jornal Nacional, que sabia estar divulgando um áudio criminoso mas o fez sem pestanejar.

A meta era derrubar Dilma e prender Lula. E não importava o que precisava ser feito para isso. E assim foi.

A democracia brasileira ficou por um fio no governo Bolsonaro que teve em uma parte do seu mandato o juiz ladrão, como diz Glauber (veja abaixo), como ministro da Justiça.

E se não fosse o mesmo Lula, Bolsonaro provavelmente teria vencido as eleições do ano passado e hoje já estaria governando como um Orban, propondo mudanças na Constituição para aumentar as bancadas do Sul e do Sudeste e diminuindo o poder do Nordeste, aumentado o número de juízes no Supremo para tirar poder dos atuais, criando limites para a liberdade de imprensa e perseguindo adversários.

Sim, amigos jornalistas, por causa também de muitos de vocês a democracia correu um enorme risco no Brasil nos últimos anos. E isso precisa ser motivo de reflexão. Não podemos fazer de conta que nada aconteceu. É verdade que no íntimo muitos de vocês devem ter se arrependido. Mas é importante fazer essa autocrítica em público. Para que as novas gerações aprendam. Para que não se repita.