Escrito en
BLOGS
el
A pesquisa CNT/MDA divulgada hoje é a melhor notícia dos últimos meses para o governo Dilma. Pela primeira vez a avaliação negativa muda sua rota, caindo de 70% para 62,4%. E a dos que acham o governo ótimo e bom saiu de 8,8% para 11,4%.
É uma melhora marginal e pouco representativa. E por esse motivo não deveria permitir comemoração para os que torcem pelo sucesso da presidenta.
Ao mesmo tempo permite essa pequena mudança de humor manda dois recados. Um para o oposição e outro para o governo.
A oposição que acha que o caminho do desastre é sem volta, deveria ir mais devagar com o andor. Há espaço para o governo se recuperar. E entre os partidos políticos tradicionais ninguém está ganhando com o vale tudo. Não é só o PT que perdeu. Na pesquisa espontânea para a presidência, a votação de Marina é igual a de Bolsonaro.
Em relação ao governo, o recado é ainda mais claro. A população quer governo.
Um dado relevante da pesquisa e que não está sendo levado em conta é que o brasileiro achou relevante o esforço realizado pela gestão Dilma no combate ao Zika vírus. 24,3% das pessoas acham que foram tomados todos os cuidados em relação ao vírus. E 49,3% que os cuidados foram tomados parcialmente pelo governo federal.
Ou seja, essa grande ação de mobilização realizada pela presidenta foi um sucesso. A população espera isso de um líder. Que ele enfrente os problemas.
É exatamente o que Dilma não tem feito na área econômica. E por isso sua popularidade ainda continua no volume morto.
A lição do Zika vírus deveria ser levada e consideração para discutir o emprego, a corrupção, previdência, saúde, educação e tudo o mais que seja preocupação relevante dos cidadãos.
O que as pessoas não aceitam é um governo que não governa. E é isso o que mais Dilma tem dado a impressão ao ficar calada e agindo de forma meio blasé em relação à profunda crise que o Brasil passa hoje.
Foto de capa: Marcelo Camargo/Agência Brasil