Escrito en
BLOGS
el
A Rede Sustentabilidade que parecia morta com a derrota de Marina Silva e seu apoio meio destrambelhado a Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial, pode vir a se tornar um partido mais interessante do que se previa.
As anunciadas filiações do deputado carioca Alessandro Molon e do senador do PSOL Randolfo Rodrigues à sigla dão grandeza e qualidade à nova legenda
Ambos são parlamentares de alto nível e podem tornar a presença da Rede no espaço político algo para além da figura de Marina Silva.
Marina Silva é uma política carismática e com muitas qualidades, mas ao mesmo tempo excessivamente personalista. Todos que com ela convivem ou conviveram reclamam de seu comportamento messiânico. E do fato de ouvir bastante, mas ao mesmo tempo considerar pouco o que ouve. E de ter o péssimo hábito de tomar decisões de forma isolada.
Isso para um partido é uma tragédia. Para uma campanha idem. E se não fosse isso, talvez Marina tivesse ido para o segundo turno contra Dilma e se tornado presidenta da República.
Agora, com a Rede ganhando filiações de lideranças com voo e brilho próprio, Marina pode continuar um fator de atração e mobilização da legenda, mas dificilmente falará sozinha.
O nascimento da Rede com essas filiações de cunho progressista são uma excelente notícia.
O PT vai ter de viver o seu purgatório pelos erros que cometeu e não há nenhum partido que possa vir a substitui-lo em curto espaço de tempo. O mais provável é que o próprio PT tenha chance de se reinventar se conseguir reeleger, por exemplo, reeleger Fernando Haddad em São Paulo.
Mas até para que o PT tenha essa chance de reinvenção é fundamental que surjam outros partidos progressistas menos tradicionais. E o fortalecimento do PSOL, por um lado, e o surgimento com alguma força da Rede, por outro, podem contribuir com isso. Ao contrário de atrapalhar, como alguns militantes imaginam.
A Rede pode também atrair pessoas novas e com interesses realmente públicos para a política. E o Brasil está precisando urgentemente disso. Não é possível caminhar democraticamente se a política for considerada algo sujo e criminoso.
A legalização da Rede e sua demonstração de que pode vir a se tornar um partido progressista é a melhor notícia política dos últimos tempos.