O selfie* mais nonsense do planeta, que a meu ver superou os selfies de Nana Gouveia nos meios dos escombros de Nova York, após passagem do furação Sandy é este. Não coincidentemente foi feito no meio da campanha eleitoral, num cenário macabro onde um velório virou comício.
Toda vez que vejo um meme de Aécio, de Serra, Alckmin acho engraçado, forçado, fake e sempre vem a minha cabeça coisas como esta foto aí de cima.
Acredito até que, de fato, nos selfies de Marina as pessoas queiram tirar fotos com ela, mas acho que só cabo eleitoral tira foto com os tucanos.
Quanto aos selfies de Dilma eu mesma já fiz um, o celular que ela aparece nas mãos na plenária da CUT é meu e ela fez mesmo o selfie com ele. Quando Dilma comparece em qualquer evento as pessoas se amontoam, se estapeiam, dão até gravata na presidenta pra poder tirar uma foto com ela. É de fato impressionante, se aparece um braço perto da Dilma e a pessoa reconhece que é seu, ela publica a foto e juro que não é exagero.
Quando postei o selfie com a presidenta no meu perfil do Facebook, foi a minha foto mais curtida, a que tirei na coletiva dos blogueiros (e até poupei a presidenta de mais um selfie, porque sei como as pessoas a assediam para o tão desejado registro) também recebeu no dia mais de 400 curtidas. Nesta campanha já estive em quatro eventos da presidenta e em todos eles, independente do público presente, foi a mesma coisa: todos querem um selfie com Dilma.
Foi Jeferson Monteiro, o criador da personagem Dilma Bolada, que apelidou os selfies feitos com a presidenta Dilma de "Rousselfie", combinação do sobrenome da presidenta - Rousseff - com o termo -selfie- que em inglês define os autorretratos feitos com celulares ou webcam e postados nas redes sociais.
Além do perfil fictício Dilma Bolada, há outras perfis no Facebook que fazem memes e outras postagens neste registro como a Dilma Rousselfie. Ou seja, a brincadeira começada por Jeferson Monteiro e apropriada pelos eleitores e simpatizantes de Dilma se tornaram uma febre. Febre esta que outros candidatos resolveram surfar na onda.
Claro que todos candidatos têm direito de fazerem selfies. Mas os publicitários das campanhas deles deveriam dar um toque sobre originalidade, adequação e impacto de qualquer ação. A dos selfies de candidatos como Dilma, Aécio e Marina viram memes imediatos. Mas diferente dos de Dilma, geralmente os de Marina e Aécio não agregam valor ao camarote deles e tornam-se piadas prontas aqui e aqui.
É só uma opinião, #ficaadica
*Selfie: a photograph that one has taken of oneself, typically one taken with a smartphone or webcam and uploaded to a social media website.