Não sou advogada de defesa de Genoino, mas não sou uma ignorante que não conhece sua história pessoal e política que infelizmente é desconhecida até mesmo por militantes mais recentes do PT e por militantes da UNE: vários ignoram sua história de preso político, torturado, guerrilheiro do Araguaia etc. Há também o ódio explícito e decantado dos ex-petistas, especialmente da antiga Convergência, que jamais perdoarão o grupo da Articulação que resultou na expulsão daquela tendência.
Talvez seja por isso que todas as vezes que publico algo que envolve algum dos réus da AP470 meu blogue enche de trolls, companheiros magoados e #gigantes que acabaram de acordar pra rezarem o mantra do 'mensalão', 'mensalão', 'mensalão'.
Mas o retorno de um vídeo de 2003 circulando fora de contexto merece que ao menos esclareçamos sua origem e desmascaremos os mal intencionados.
Por Debora Cruz
Um vídeo que voltou a circular nas redes sociais nos últimos dias tem demonstrado o tamanho desespero da direita no Brasil. A vontade de desestabilizar o PT, os movimentos sociais e criminalizar quem defende os interesses soberanos do povo. Portanto, aqueles que acreditavam que o golpe de 2014 já estava colocado como realidade não conseguem aceitar a defesa da continuidade deste governo que há 10 anos vem mudando a vida dos brasileiros e brasileiras.
Trata-se do vídeo onde o deputado José Genoino recebe uma torta na cara, num ato antidemocrático e de desespero. O mais curioso é que o vídeo mostra um fato ocorrido em 2003, no Fórum Social Mundial de Porto Alegre e foi postado no final do mês de junho, aproveitando a onda de protestos por todo o Brasil.
O incidente aconteceu durante a entrevista coletiva à imprensa, quando o presidente do PT a época, José Genoino, elogiava o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Davos, uma mulher, que se disse assessora de imprensa, da auto-denominada "Associação Internacional Confeiteiros Sem Fronteiras", se aproximou da mesa onde ele estava e jogou uma torta em sua cara.
No mesmo minuto, Genoino sorriu, limpou o rosto e disse que "a manifestação faz parte da democracia". Jogar pedra, esse tipo de coisa, não condiz com a postura de esquerda", disse. "Foi um honra receber essa torta na cara por defender a presença do Lula em Davos. O PT não tem nada a ver com manifestações inconsequentes."
É incrível que os conservadores, querendo que direita reacionária e antidemocrática volte a governar o Brasil, possam usar dessas armadilhas forjadas na mentira e na falsidade dos fatos para enganar o povo que está na internet, nas redes sociais, um espaço que deveria ser utilizado para deixar as pessoas informadas, democratizar as informações que circulam pelo mundo e romper fronteiras.
#EspalhemAverdade
*Débora Cruz é jornalista e gestora em Mídias Sociais