Acho que é bem mais complexo que isso, mas que a rede não é um partido de esquerda isso não é mesmo!
Arrastão: Do Psol ao PSDB, o que é a "Rede" de Marina Silva
No site da Causa Operária
O partido "tucano-socialista" da ex-ministra do governo Lula conta com Heloísa Helena e Walter Feldman
Marina Silva e o Rede: tábua de salvação para partidos burgueses em crise A Folha de S. Paulo desta segunda-feira, 13 de maio, anuncia que o novo partido da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, em processo de legalização, já atraiu integrantes "insatisfeitos e isolados", do Psol ao PSDB.
O Rede Sustentabilidade liga Heloísa Helena, que saiu do PT em 2005 para fundar o Psol, ao deputado federal Walter Feldman, que por pouco não abandonou o PSDB em 2011. Feldman permaneceu no partido e foi coordenador da campanha de José Serra à prefeitura de São Paulo. Agora, com a costura entre Silas Malafaia da Assembleia de Deus e a candidatura de Serra em seu currículo, o ex-tucano é membro da Executiva provisória da Rede.
Segundo reportagem da Folha, Feldman teria afirmado que "a Rede não atrai apenas os ideológicos, os doutrinários, mas também quem está perdendo espaço em seus partidos". Segundo a reportagem, ele "não se encaixa em nenhum dos grupos". "Sou um sonhático radical. Estou em busca de uma nova utopia", diz. E um mandato, poderíamos acrescentar.
A lista dos que aderiram ao novo partido inclui ainda os deputados federais Alfredo Sirkis, do PV do Rio e Domingos Dutra, do PT do Maranhão. A vereadora eleita pelo Psol em Maceió, Heloísa Helena, também integra a comissão executiva do partido de Marina Silva.
Chegaram a discutir o seu ingresso, mas não romperam com seus partidos os deputados federais Alessandro Molon, do PT do Rio, José Antônio Reguffe, do PDT do DF e Ricardo Tripoli, do PSDB de São Paulo.
Tábua de salvação dos partidos burgueses em crise
Marina Silva e seus aliados tucanos pretendem fazer do Rede Sustentabilidade uma tábua de salvação para políticos burgueses e partidos inteiros em crise.
Por permitir um agrupamento das alas de centro dos partidos de direita como o PSDB, e de elementos mais direitistas em partidos como o PT e, por consequência, de suas periferias, o Rede atraiu rapidamente a atenção dos que procuram manter mandatos e permanecer como candidatos diante do colapso dos partidos de direita e da crise nas fileiras da frente popular.
A criação da Rede de Marina Silva torna mais fácil compreender o significado da criação do próprio Psol oito anos atrás justamente por se tratar de um partido burguês sem qualquer demagogia socialista.