Congresso da UNE esvaziado do ponto de vista de quem, jornal O Globo? Ou a fixação da mídia por Lula

Escrito en BLOGS el

Veja um dos vídeos sobre a presença de Lula na abertura do Congresso da UNE: No vídeo é possível ver que mesmo com a presença do ex-presidente que foi aclamado pelos estudantes, esses não abriram mão de sua principal bandeira na luta: 10% do PIB para a Educação no momento em que se elabora o novo PNE 2011-2020.

Agora, leia abaixo a matéria do jornal O Globo sobre a presença de Lula no Congresso da UNE.

Minha questão: Lula esvaziou o Congresso da UNE? Do ponto de vista de quem? Por quê? Por que o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) não apareceram? De que lugar social fala O Globo? Perguntem aos estudantes da UNE se eles tivessem de escolher entre a presença de Lula e a de qualquer outro político,  que escolha fariam? #ficaadica

PS. O Globo da mesma forma que a Folha fez em relação ao #blogprog colocou em questão o fato de a Petrobras ser um dos patrocinadores do Congresso da UNE. Para a grande mídia só eventos do Instituto Milenium podem ser patrocinados pela FIESP, por entidades corporativas de rádio e tv (conceções públicas) ou pelo obscuro MISES sem que o Instituto do Cansei seja incomodado.

Nem a blogosfera suja e seu inegável apoio ao ex-presidente Lula deu 'Plantão' sobre a presença de Lula na UNE. Mas o Jornal da Globo deu. Não adianta o ex-presidente Lula tentar desencarnar, a grande mídia tem verdadeira fixação por ele.

Atualização: Para compensar o Globo dizendo que o Congresso da UNE foi esvaziado porque faltaram dois políticos locais, a Folha diz que havia 1.500.000 estudantes participando do encontro! Confiram com seus próprios olhos, a dica foi do @Conradoo:

A cobertura do Congresso da UNE por esses dois veículos vale uma aula de jornalismo: O Globo fala de um lugar social, a ausência de dois políticos locais para o respectivo jornal significa esvaziamento; já o número de participantes do encontro dado pela Folha mostra a necessidade de revisores nas redações.

Presença de Lula em Goiânia esvazia abertura do Congresso da UNE

Plantão | Publicada em 13/07/2011 às 22h34m Isonilda Souza, especial para O Globo (opais@oglobo.com.br) O ex-presidente Lula, ao lado do prefeito de Goiânia , Paulo Garcia, quando chegava à residência do prefeito. Foto:  Givaldo Barbosa /O Globo.

GOIÂNIA - A presença do ex-presidente Lula na noite desta quarta-feira, em Goiânia, esvaziou a abertura do 52º Congresso Nacional da UNE na Câmara Municipal. Lula é considerado a estrela do evento nesta quinta, mas roubou a cena: nem o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), nem o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), apareceram no primeiro dia do encontro com os estudantes. Garcia recebeu Lula para um jantar e foi representado no ato pela secretária de Educação, Neide Aparecida. Já Perillo cancelou a agenda e foi representado pelo secretário Estadual de Educação, Thiago Peixoto. A mesa principal ficou vazia já que os convidados ilustres não foram.

Na abertura, os organizadores apresentaram um vídeo e homenagearam o ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola (PDT) e o atual presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, pelos 50 anos da "Cadeia da Legalidade". Os dois lideraram o movimento que, em 1961, teve apoio da UNE e garantiu a posse do presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros. O deputado federal, Brizola Neto, participou do ato representando o avô e elogiou a iniciativa.

- A UNE sempre esteve do lado certo. Apesar do esforço contrário das elites, o processo social tem avançado. Primeiro com o presidente Lula a agora com a presidente Dilma - disse Brizola Neto, sob aplausos.

Apesar da proximidade com o governo federal, evidenciada pela presença de Lula e do ministro da Educação, Fernando Haddad, no Congresso, a UNE nega influência política no movimento estudantil.

- Nossa pauta de reivindicação continua e sempre tivemos patrocínio dos governos em nossos eventos - afirmou o presidente da UNE, Augusto Chagas.

Reportagem do GLOBO publicada nesta quarta-feira mostrou que a Petrobras é uma das patrocinadoras do Congresso da UNE. Nesta quinta, os estudantes farão uma marcha reivindicando que 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal sejam destinados à educação no país.

Lula e Haddad se encontrarão com alunos beneficiados pelo ProUni

O momento mais esperado acontece na manhã desta quinta, com a participação de Lula e de Haddad no encontro com alunos beneficiados pelo ProUni, criado em 2004. Durante as atividades, o Congresso discutirá o Plano Nacional de Educação (PNE), com a debates sobre a questão do financiamento das universidades públicas, a democracia do acesso e permanência no ensino superior e a valorização dos profissionais da educação. No encerramento, domingo, cerca de seis mil delegados escolherão o sucessor do atual presidente da UNE que não concorrerá à reeleição.

Estudantes de várias regiões do país participam do Congresso. Cansados da viagem, muitos deixaram de ir ao ato de abertura para descansar nos alojamentos. Desde o início da tarde de quarta, a Praça Universitária, local de realização das atividades em Goiânia, concentrava movimentação de universitários. Alguns aproveitaram o clima festivo das tendas montadas para o Congresso para beber cerveja nos bares da praça. Outros aproveitaram para dormir em colchonetes espalhados na grama.

_________ Publicidade // //