A maior flor do mundo, um presente do Saramago para as crianças

Escrito en BLOGS el

Eu creio que poucas pessoas (especialmente, pais e professores) conhecem este conto infantil de Saramago: A maior flor do mundo. É um livro bonito, grande, fininho, bem ilustrado. Minha filha ganhou há alguns anos do querido amigo Jean-Éric Pin que sabia da minha imensa paixão por Saramago. A edição que ele a presenteou  é da editora portuguesa, Caminho. Creio que depois a Cia das Letrinhas publicou por aqui.

Na lista dos twitteiros sobre 'qual obra de Saramago mais apreciavam',   A maior flor do mundo não foi citada.

Ontem, vi de relance um vídeo pingando nas postagens do twitter, estava em espanhol  A flor mais grande do mundo. Acabei fazendo um montão de coisas e não vi o vídeo.

Hoje, quis postar aqui uma dica deste livrinho, especialmente para pais e professores e, para a minha grata surpresa, descubro que há um projeto que pôs em prática o desejo de Saramago expresso nesse belo conto infantil: despertar nas crianças o desejo de contar suas próprias histórias.

E Saramago sabido como é, também nos desafia com um recadinho, ao final do seu conto infantil ,onde ele insiste em dizer às crianças que ele não sabe contar direito a história:

"E se as histórias infantis passassem a ser leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles realmente capazes de aprender o que há muito têm andado a ensinar?"

A animação a seguir é de Juan Pablo Etcheverry e foi baseada no livro A Maior Flor do Mundo, de José Saramago. A música é de Emilio Aragón e a produção de Continental Animación.

Atualização: A professora Fátima Campilho me puxou as orelhas e mostrou seu belo texto sobre A Maior Flor do Mundo. Vai lá ler, ficou bonito seu post- homenagem: Saramago para crianças

A Maior Flor do Mundo fonte: Fundação Jose Saramago