Você sabe por que seu gato “amassa pãozinho”?
Esse movimento, que lembra o de preparar massas, consiste em pressionar a barriga de alguém ou um objeto com as patas da frente, alternadamente. Muitos donos de gatos se perguntam qual é o motivo desse comportamento nos seus felinos. Ele revela algo sobre o estado emocional dos gatos?
Te podría interesar
Em artigo publicado no The Conversation, a professora da Faculdade de Ciências Animais e Veterinárias da Universidade de Adelaide, Susan Hazel; e Julia Henning, doutoranda na mesma instituição, explicam que o costume dos felinos tem a ver com a evolução.
Quando são apenas recém-nascidos, eles começam a amassar pela primeira vez e estão na fase de amamentação. Amassar ajuda a estimular a produção de leite da mãe, pois libera um hormônio chamado ocitocina e esse comportamento pode ter se desenvolvido por essa razão.
Te podría interesar
Segundo elas, o comportamento também serve para outro propósito evolutivo: pode ser uma maneira de trocar sinais táteis e químicos entre o filhote e a mãe. Quando os gatos amassam, eles liberam substâncias químicas chamadas feromônios pelas glândulas que ficam nas partes macias das patas. Esses feromônios servem para eles se comunicarem entre si.
Os feromônios que saem das glândulas perto das mamas da mãe transmitem mensagens de conexão, identificação e saúde. Esse tipo de feromônio é chamado de "feromônio apaziguador do gato" e ajuda a diminuir a agressividade nos gatos em fase adulta.
O que explica os felinos “amassarem pãozinho” quando adultos?
Um fenômeno chamado neotenia mostra o motivo de gatos manterem esse comportamento na fase adulta. Ele se define quando um animal conservar características físicas ou comportamentais típicas da juventude até a fase adulta. Tais características podem ser úteis para os gatos se relacionarem com humanos, outros gatos ou animais domésticos. O amassar, especialmente, pode ser mantido na idade adulta porque os ajuda a enviar mensagens.
Quando ele faz isso no seu colo, é a forma de um gato expressar "somos amigos" ou "você faz parte do meu grupo social". Ou em uma interpretação mais humana, "você é o meu dono". Também podemos incentivar esse comportamento recompensando um gato quando ele faz a massagem.
Alguns bichanos gostam de amassar tecidos fofos ou de lã, podendo ser uma atividade relaxante ou tranquilizante para ele.
No entanto, se o felino fizer isso com muita frequência, por muito tempo, de forma compulsiva, ou se machucar as patas, pernas ou boca, pode ser um sinal de que ele está sofrendo de estresse ou dor e precisa de cuidados veterinários. Problema comum em gatos birmaneses e siameses.
Um ponto curioso é que, assim como as pessoas, os gatos gostam de demonstrar que se sentem confortáveis ou se relacionam com você à sua própria maneira, podendo ser uma demonstração de afeto.
*Com informações de BBC News Brasil