A Inteligência Artificial está presente há alguns anos em nosso cotidiano, principalmente em tarefas simples que, agora, são automatizadas. No entanto, com a explosão do ChatGPT e das IAs utilizadas na atmosfera do ciberespaço, a humanidade está envolvida num momento de transformação.
Quanto à aplicação desse tipo de ferramenta nos meios digitais, é possível observar uma onda de conteúdos e criações audiovisuais inéditas a partir da IA. Um exemplo disso é quando, após o falecimento de Rita Lee, seu filho, João Lee, recriou a discografia da rockeira.
Te podría interesar
Dessa vez, a cantora americana Miley Cyrus foi alvo de mais uma dessas criações. Na plataforma TikTok, a artista aparece falando português, com áudio e imagens sincronizadas.
Para que a simulação pudesse ser executada, um vídeo original de Cyrus, onde ela é entrevistada sobre seu estilo de vida e como gerencia seus relacionamentos íntimos foi utilizado como base. Através de um aplicativo, seu tom de voz e aparência são preservados, mas o idioma e as microexpressões de sua boca alteradas.
Te podría interesar
Miley não é a única artista que foi alvo da simulação. O perfil do TikTok "Mike Arts" é o responsável por produzir e publicar esse tipo de vídeo, os quais são "dublados por Inteligência Artificial", segundo a informação exposta na página.
Justin Bieber, Billie Eilish, Leonardo DiCaprio, Elon Musk e até mesmo Michael Jackson já tiveram suas entrevistas traduzidas e dubladas. Embora alguns materiais pareçam falsos e tenham um aspecto extremamente artificial, outros são quase idênticos ao comportamento das personalidades e possuem muita naturalidade.
Ao todo, Mike Arts têm mais de 2,1 milhões de curtidas e, apenas no vídeo de Billie Eilish, a conta ultrapassa 4,4 milhões de visualizações. Os usuários da plataforma costumam fazer pedido para os próximos vídeos, indicando quem eles gostariam que o perfil fizesse a simulação.
Nos comentários, os internautas ficam impressionados com a ferramenta. Dentre as discussões nos vídeos, a capacidade de dublagem tão avançada da IA é mencionada como um perigo para pessoas que trabalham como dubladoras.