Como reação ao episódio "pintou um clima", no qual o presidente Jair Bolsonaro fez uma fala em tom pedófilo sobre meninas refugiadas venezuelanas de 14 anos, a máquina de mentiras usou um trecho da passagem do ex-presidente Lula pelo Complexo do Alemão para criar uma fake news que tem circulado nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
O vídeo mostra Lula e uma criança no palco. Através da edição, foram incluídos movimentos repetitivos que unisuam conotação sexual. Além da edição tosca, o vídeo é acompanhado de uma legenda que alega que Lula teria tentado beijar a criança na boca.
A cena pode ser assistida na íntegra no canal de Lula no YouTube e mostra que o presidente tratou a criança com carinho quando ela fez um depoimento emocionante para ele.
A menina se aproxima de Lula, dá um abraço nele e conversa com o ex-presidente. Perguntada se queria falar, ela repete o que disse no ouvido do presidente: "Mesmo não podendo votar, o meu orgulho é precioso pelo Lula. E quando ele for presidente vai ter que cumprir suas missões, que é tirar o povo pobre desse sofrimento, baixar os preços e reformar escolas", diz.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
A partir do minuto 25 é possível ver que Lula tenta beijar a criança no rosto, quando ela desvia e ele acaba dando um beijo na testa da menina. No mesmo evento, Lula cumprimentou vários apoiadores e apoiadoras com beijos na bochecha e na testa, como fez com a menina.