É possível construir um mundo sem agrotóxicos?

Escrito en VÍDEOS el

[Retransmissão] O programa Pauta Brasil reúne especialistas para debater alternativas ao modelo de produção do agronegócio pautado no latifúndio e no uso indiscriminado de agrotóxicos.

O governo Bolsonaro se notabilizou como a gestão que mais autorizou a comercialização de novos tipos de agrotóxicos no país. Somente em 2020 foram 493 autorizações, um recorde na série histórica. Na Câmara dos Deputados, dois projetos antagônicos podem ser pautados a qualquer momento. O PL 6299/2002, conhecido como “Pacote do Veneno”, é uma das prioridades da bancada ruralista para tramitação em plenário, e permite normatizar e acelerar o processo de liberação do uso dos agrotóxicos na agricultura.

Por outro lado, ambientalistas, movimentos do campo e a sociedade civil organizada pressionam a favor da tramitação do PL 6670/2016, que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA).

Nesse contexto político, é possível pensar um novo modelo de produção que não faça uso em massa dos agrotóxicos? Como articular a atuação parlamentar com a mobilização social necessária para fortalecer a luta por menos agrotóxicos na produção alimentar? Pauta Brasil irá ouvir Nilto Tatto, deputado federal (PT-SP); Marina Lacorte, engenheira agrônoma e porta-voz da Campanha de Agricultura e Alimentação do Greenpeace; Joice Lopes, assentada da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra com mediação da jornalista Agnes Franco.

#RevistaFórum?? #TVFórum??

Apoie o jornalismo da Revista Fórum!
Assine aqui: https://revistaforum.com.br/apoie
DOE COM PIX pela chave: pix@revistaforum.com.br
Faça uma assinatura pix: https://forms.gle/AXrR3t7pbHuH4Vqt8
Ou participe do Catarse da Pesquisa Fórum: https://www.catarse.me/pesquisaforum
E você ainda recebe a newsletter Lado B todos os dias em seu e-mail e tem descontos nos cursos online da plataforma Fórum Educação: https://educacao.revistaforum.com.br/
BAIXE O APP DA REVISTA FÓRUM NA PLAY STORE

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar