Atração

Santos recebe exposição inédita sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Com curadoria da artista Márcia Okida, “O Futuro é Agora” transforma os 17 Objetivos da ONU - e um 18º brasileiro - em arte pública no Centro da cidade

Escrito em SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Santos recebe exposição inédita sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os totens. Divulgação

A Praça Visconde de Mauá, no Centro de Santos, no litoral paulista, será palco, nesta terça-feira (15), às 12 horas, da abertura da exposição “O Futuro é Agora – 18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo”.

O projeto reúne arte, design e consciência coletiva para ampliar o debate em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com curadoria da designer, artista e professora Márcia Okida, a mostra apresenta os trabalhos de 18 artistas da região, enfatizando a pluralidade e a diversidade em todos os sentidos, cada um interpretando visualmente um dos 17 ODS da ONU, além de um 18º objetivo, proposta brasileira voltada à igualdade étnico-racial.

Segundo Márcia, o projeto nasceu da urgência em tornar os ODS acessíveis e compreensíveis. “Muita gente ainda não sabe o que são os ODS. Isso é surreal. Essa exposição é um convite visual à reflexão e à ação. A arte tem esse poder de tocar, provocar e transformar”, destacou.

Além das obras, a exposição propõe interatividade com o público por meio de totens, tridimensionais, de grande escala, com 1,70m de altura, 65cm de largura e três faces. Em uma delas, um espelho convida à autorreflexão com a pergunta: “O que você está fazendo para o futuro agora?”.

Segundo a curadora, a proposta é que a arte dialogue diretamente com quem passa, “estimule questionamentos e provoque envolvimento. O formato imersivo transforma a praça em um circuito visual de múltiplas leituras e sentidos”.

A abertura contará com entrega de certificados aos artistas, pronunciamentos de autoridades e apresentação musical da banda Água & Sal, cujas composições fazem referência aos temas da mostra. A cerimônia será aberta ao público.

Artistas participantes

Nane Anders, Carlos Roque, Calvo, Felipe Duarte, Ale Vilaverde, Andre Calvão, João Bruno, Pedro Fanupes, Gabriela Rodrigues, Maria Mendes, Chriscka, Romeu Khezuk, Giovanna Di Giacomo, Kitty Yoshioka, Emanuele Bispo, Marcos Guinoza, Márcia Okida e Dyego Ogeyd.

Foto: Reprodução

O projeto prevê, ainda, oficinas itinerantes que circularão por diferentes bairros da cidade, como Bom Retiro, Vila Nova e Vila Progresso, ampliando o alcance da proposta para além do espaço expositivo.

Para o CEO da Transbrasa, patrocinadora da exposição, Bayard Umbuzeiro Neto, apoiar a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a cidade. “A Transbrasa investe em projetos que promovem o desenvolvimento sustentável e geram impacto positivo para Santos. A exposição está em sintonia com os valores da empresa, com os ODS da ONU, e contribui para a construção de uma cidade mais sustentável, desenvolvida e humana”, afirmou.

A exposição tem patrocínio da Transbrasa, realização da Nunes Projetos Incentivados e apoio de Prefeitura de Santos, Movimento ODS Santos 2030, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult).

Serviço

“O Futuro é Agora – 18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo”;

Dia 15 de abril, terça, meio-dia, na Praça Mauá, Centro de Santos.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum