Trabalhos de jovens arquitetos e urbanistas da Baixada Santista são premiados
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SP busca valorizar o trabalho de profissionais recém-formados e monitorar a qualidade do ensino de instituições
Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de jovens arquitetos e urbanistas recém-formados da Baixada Santista serão celebrados durante cerimônia de entrega do “Prêmio Projetando o Futuro 2024 – Etapa Regional Santos”.
A premiação é promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) e tem como objetivo valorizar o trabalho dos estudantes na fase final de formação nas instituições de ensino paulistas.
O "Projetando o Futuro" acontece em duas etapas: uma regional, que contempla os melhores das dez regiões onde o CAU-SP tem escritório, e uma estadual, que destaca os melhores do estado, em cerimônia no CAU-SP, no dia 26 de fevereiro, na capital paulista.
A da Baixada Santista e Vale do Ribeira ocorre neste sábado (22), às 10 horas, no auditório da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, local onde está instalado o escritório do Conselho.
Em sua quarta edição, o prêmio existe na esteira do Chamamento Público nº 006/2024, com a publicação de um edital convidando jovens profissionais e instituições de ensino a inscreverem seus Trabalhos Finais de Graduação (TFG) do ano anterior.
Na etapa regional, seis recém-formados receberam nove premiações, sendo três delas menções honrosas, a maior honraria da competição, e seis destaques, quando o trabalho se dedica a um tema considerado relevante pelo Conselho, como Equidade e Diversidade, Desenho Universal, entre outros.
“A premiação fez uma seleção criteriosa em busca dos melhores trabalhos de Arquitetura de Edificações, Arquitetura de Interiores, Projeto de Urbanismo, Arquitetura da Paisagem, Projeto de Patrimônio Cultural, Arquitetônico e Urbanístico, Projeto de Arquitetura Efêmera, Planejamento Urbano e Regional e Habitação de Interesse Social”, destacou a arquiteta e urbanista Camila Moreno de Camargo, presidente do CAU-SP.
Premiados
Na etapa regional, os três trabalhos que conquistaram as maiores notas da premiação e, por isso, receberam a Menção honrosa, são respectivamente “Habitação de Interesse Social: Diminuição do Déficit Habitacional da Vila Jóquei Clube em São Vicente”, feito por Matheus Nunes Leal Janones, orientado por Clarissa Souza; “Amar - Projeto de um centro de tratamento sensorial dedicado às crianças autistas na cidade do Guarujá”, feito por Nathália Maria Santos Melo, sob orientação de Jaqueline Fernández Alves; e “A mobilidade urbana e seus impactos na área continental de São Vicente – SP”, de Gabriella Gonzalez Colombo Viana, com orientação de Clarissa Souza.
Também receberam destaque, quando o tema do trabalho merece atenção por tocar em questões importantes para o Conselho, os arquitetos Flavio Riechelmann Filho, com “Guamium: Centro de Integração Social”, orientado por Fernanda Meneghello; Letícia Morales Farias, com “Projeto de Arquitetura para o Dique da Vila Gilda - Uma Proposta de Qualidade de Vida”; e Talita Pereira da Silva, com “Projeto de Reurbanização do bairro Vila Nova em Guarujá/SP”, ambas orientadas por Valéria Affonso. Todos os estudantes premiados são alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
Fase estadual
A etapa estadual da premiação será no dia 26 de fevereiro, na sede do CAU-SP, no Centro de São Paulo. Nela, o TCC “A mobilidade urbana e seus impactos na área continental de São Vicente – SP”, de Gabriella Gonzalez Colombo Viana, será coroado com a menção honrosa e destaque na categoria Planejamento Urbano e Regional.
Também recebem destaque os trabalhos “Parque Urbano Gohayó: Projeto de revitalização da orla do Itararé em São Vicente – SP”, de Larissa Dalla Marta Sousa, e “AMAR – Projeto de um Centro de Tratamento Sensorial dedicado a crianças autistas na cidade do Guarujá”, de Nathália Maria Santos Melo.
Organização
“Uma das atribuições da nossa comissão é monitorar a oferta e a qualidade dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, encaminhando à esfera nacional informações pertinentes, tanto relativa ao registro dos cursos, quanto das necessidades específicas da formação. A CEF trabalha em conjunto com as demais comissões, sempre no sentido da valorização da profissão, das iniciativas dos profissionais, professores e instituições. Assim, o Prêmio se estabelece como um canal de informação acerca da formação e quais são os temas que estão sendo abordados pelos estudantes, bem como no incentivo dos egressos para o início da carreira”, afirmou a conselheira Viviane Manzione Rubio, arquiteta, urbanista e coordenadora da Comissão de Ensino e Formação (CEF).
“Nós acreditamos que a melhor maneira de colocar o CAU-SP a serviço dos profissionais e da sociedade é ocupando e estando presente nas regiões dos nossos dez escritórios descentralizados. A realização desse prêmio, que valoriza o trabalho de arquitetos e urbanistas professores e de jovens profissionais em etapas regionais, tem o objetivo de fortalecer ainda mais esses laços”, ressaltou o arquiteto, urbanista e conselheiro Rafael Ambrosio, coordenador da Comissão de Relações Institucionais do CAU-SP.
Serviço
1-Cerimônia da Etapa Regional do Prêmio Projetando o Futuro 2024;
Dia 22 de fevereiro (sábado), às 10h;
Auditório do Escritório Descentralizado do CAU-SP em Santos (Rua Dr. Artur Assis, 47, Boqueirão – edifício da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos).
2-Cerimônia da Etapa Estadual do Prêmio Projetando o Futuro 2024;
Dia 26 de fevereiro de 2025, das 18h às 21h;
Sede do CAU-SP (Rua XV de Novembro, 194 – Centro Histórico, próximo à estação de metrô São Bento), São Paulo.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.