ENVELHECIMENTO

O superalimento que retarda o envelhecimento e está em toda a parte

Há um folclore sobre ele com relação à virilidade que, se não é totalmente verdadeiro, é próximo e muito provável

Envelhecimento saudável.Créditos: Marcos Santos/USP Imagens
Escrito en SAÚDE el

Sempre se ouviu dizer que ele provoca a virilidade nos homens. Folclores à parte, por trás de toda a sabedoria popular há sempre um fundo de verdade.

Um estudo atual do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) atestou que os amendoins contêm 25,8 gramas de proteína a cada 100 gramas. O número é quase o dobro dos ovos, que apresentam 12,4 gramas na mesma proporção. Além disso, os amendoins são ricos em outros nutrientes que os tornam uma opção indispensável, especialmente a partir dos 50 anos.

Gorduras saudáveis

O estudo aponta ainda quem além das proteínas, os amendoins são ricos em gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais. Os nutrientes o colocam em segundo lugar entre os frutos secos em termos de proteína, atrás das amêndoas, representando entre 22% e 30% das calorias totais.

As proteínas, recomendadas em diversas dietas, não apenas são essenciais no reparo da musculatura, como também ajudam na regulação do peso, pois aumentam a sensação de saciedade sem a necessidade de consumir grandes quantidades de calorias.

Como se não bastasse isso tudo, os amendoins ainda tem grande destaque na prevenção de doenças cardíacas. Segundo o New England Journal of Medicine, o consumo regular de frutos secos pode reduzir em 29% o risco de morte por doenças cardiovasculares. Graças ao seu conteúdo em magnésio, cobre, antioxidantes como o resveratrol e gorduras insaturadas, os amendoins promovem um coração saudável e ajudam a reduzir o colesterol ruim.

Virilidade

Além disso, e é aí que entra a lenda dos amendoins serem importantes para preservar a virilidade, eles também protegem as artérias, prevenindo doenças relacionadas ao estresse oxidativo.

E tem mais. A alta porcentagem de vitamina B do alimento é essencial para prevenir o declínio cognitivo associado à idade, segundo estudos da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, fator que colabora para reduzir o risco de desenvolver Alzheimer, por conta da relação entre doenças cardiovasculares e cognitivas.

E a coisa não para por aí. Um composto bioativo presenta na casca dos amendoins, o resveratrol, contém propriedades antienvelhecimento que protegem as células do dano oxidativo.

Ao lado das gorduras saudáveis dos amendoins, esse antioxidante pode também aliviar a dor articular causada pela inflamação, um problema comum entre as pessoas mais velhas.

Por fim, os amendoins ainda têm a capacidade de controlar a diabetes tipo 2. As gorduras boas presentes nos amendoins ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina e a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Mas calma. Não é pra sair comendo amendoins sem controle. A quantidade recomendada por especialistas é consumir entre dez e 15 amendoins por dia, o que equivale a cerca de 30 gramas ou 170 calorias. Se estiver com sobrepeso, reduza a quantidade para dez unidades.

E, é claro, sem a cervejinha.

Com informações do Globo Saúde

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Julinho Bittencourt no Bluesky.