ALIMENTAÇÃO

Dieta cetogênica, que virou febre para emagrecimento, pode trazer vários malefícios à saúde

Novo estudo da Universidade de Bath revela diferentes riscos da dieta para o corpo e preocupa

Dieta cetogênica é considerada arriscada para saúde a longo prazoCréditos: Rawpixel
Escrito en SAÚDE el

Um estudo publicado na Cell Reports Medicine pelo Centre for Nutrition, Exercise, and Metabolism avaliou os impactos da dieta cetogênica 53 adultos saudáveis ao longo de 12 semanas.

Os participantes seguiram uma dieta moderada em açúcar (controle), uma dieta com baixo teor de açúcar (menos de 5% das calorias provenientes de açúcar) ou uma dieta cetogênica (menos de 8% das calorias provenientes de carboidratos).

A dieta cetogênica ou keto é uma versão ainda mais restritiva da dieta low carb. Com ela, se cortam os principais carboidratos da alimentação, como pão, frutas, pastas, arroz e batatas, com uma nutrição focada em proteína e gorduras.

O estudo revelou que essa estratégia de emagrecimento elevou os níveis de colesterol, especialmente em partículas de LDL pequenas e médias.

Houve também um aumento da apolipoproteína B (apoB), que contribui para o acúmulo de placas nas artérias. Em contraste, a dieta com baixo teor de açúcar reduziu significativamente o colesterol em partículas de LDL, o chamado "colesterol do mal".

"Apesar da redução de massa de gordura, a dieta cetogênica aumentou os níveis de gorduras desfavoráveis no sangue de nossos participantes, o que, se mantido ao longo dos anos, pode ter implicações sérias para a saúde, como o aumento do risco de doenças cardíacas e AVC", disse o primeiro autor do estudo, Dr. Aaron Hengist.

O plano alimentar que restringe carboidratos também alterou a composição do microbioma intestinal, reduzindo as Bifidobactérias, conhecidas por seus benefícios, como a produção de vitaminas B, inibição de patógenos e redução do colesterol. A restrição de açúcar não teve impacto significativo na composição do microbioma.

Ambas as dietas resultaram em perda de gordura. A dieta cetogênica levou a uma perda média de 2,9 kg por pessoa, enquanto a dieta com baixo teor de açúcar resultou em uma perda média de 2,1 kg.

"A dieta cetogênica é eficaz para a perda de gordura, mas traz efeitos variados no metabolismo e no microbioma que podem não ser adequados para todos. Em contraste, a restrição de açúcar apoia as diretrizes governamentais para a redução da ingestão de açúcares livres, promovendo a perda de gordura sem aparentes impactos negativos à saúde", disse o professor Dylan Thompson, que revisou o estudo.

Com informações de Eurekalert.

Temas