BAIXADA SANTISTA

Surto de sarna provoca suspensão de aulas presenciais no litoral de São Paulo

A decisão foi tomada pela prefeitura de Santos depois que mais de 13 pessoas, entre alunos e funcionários, foram diagnosticados com a doença

O sintoma principal é coceira.Créditos: Freepik
Escrito en SAÚDE el

Uma escola pública de Santos, no litoral de São Paulo, teve as aulas presenciais suspensas até o dia 10 de julho por causa de um surto de escabiose, mais conhecida como sarna humana.

A Unidade Municipal de Ensino (UME) Emília Maria Reis, no bairro Campo Grande, registrou mais de 13 casos da doença, entre alunos e funcionários.

A prefeitura de Santos informou que, diante dos primeiros casos, os fluxos de limpeza e conservação da escola estavam “sendo rigidamente seguidos” pela direção da unidade.

Porém, na sexta-feira (28), uma vistoria identificou novos infectados, que foram encaminhados para policlínicas na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde destacou que a medida adotada de suspender as aulas presenciais se deve, exclusivamente, à prevenção de novos casos. No período em que as aulas estiverem suspensas, uma nova limpeza será efetuada.

“O fechamento, que não é previsto em protocolo, tornou-se opção para proteger todos os alunos e funcionários. Durante este período, a escola passará por uma nova limpeza terminal”, informou a Secretaria.

Enquanto as atividades presenciais estiverem suspensas, os pais dos estudantes receberão materiais para que todos possam prosseguir com estudos de forma remota. Depois da paralisação, começa o recesso escolar.

Filhos de pagodeiro

Os dois filhos do cantor Wagner Duarte, conhecido como Vavá, estão entre os alunos infectados na escola. O primeiro foi o caçula Davi, de 9 anos. Três dias depois, Lara, de 10, também foi diagnosticada.

O pagodeiro explicou que o menino chegou da escola com manchas pelo corpo e foi levado pelos pais ao hospital, onde recebeu o diagnóstico de sarna humana. Em seguida, foi a vez da menina.

Transmissão e sintomas

A sarna humana é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e acomete somente humanos. A transmissão acontece pelo contato direto com pessoas infectadas ou roupas e objetos contaminados.

O principal sintoma da escabiose é a coceira intensa, especialmente à noite, acompanhada de pequenas vesículas que aparecem principalmente nas mãos, axilas, pulsos, palmas das mãos, auréolas e áreas genitais, onde a umidade e a temperatura são mais elevadas.