SAÚDE

Brasileira é internada com bactéria rara nos EUA; família pede R$ 1 milhão

Jovem de 23 anos está em UTI há dois meses; seguro não cobre mais o tratamento

Jovem brasileira fica internada por dois mesesCréditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en SAÚDE el

Cláudia Celada de Albuquerque, uma jovem brasileira de 23 anos, está internada há dois meses na cidade de Denver, no Colorado (EUA), devido a uma infecção por botulismo.

A brasileira estava em um intercâmbio em Aspen, nos EUA, e precisou ser transferida devido à gravidade da infecção.

Ela está apresentando sinais promissores de recuperação, como a capacidade de escrever seu nome e respirar por breves períodos sem assistência, mas sua família está enfrentando grandes perdas financeiras devido à ausência de um sistema de saúde público nos EUA.

O seguro-saúde de Cláudia já está esgotado e, portanto, a família está tentando trazê-la de volta ao Brasil, onde estimam que os custos adicionais para tratamento e transporte ultrapassem R$ 1 milhão.

Os familiares estão organizando uma vaquinha para custear uma UTI aérea, permitindo que ela conclua o restante de seu tratamento em solo brasileiro.

O que é botulismo?

O botulismo é uma doença bacteriana grave e potencialmente fatal causada pela ação de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a toxina botulínica.

Normalmente, a infecção está associada ao consumo de alimentos enlatados, conservados ou fermentados inadequadamente e contaminados.

Cláudia e sua família não sabem onde ela contraiu a bactéria, que ataca severamente o sistema nervoso do paciente, causando paralisia no corpo da vítima.

Temas