ESGOTAMENTO PROFISSIONAL

Izabella Camargo sobre o burnout: “Prestígio da Globo me fez negligenciar a saúde”

Mais de cinco anos após sofrer burnout no trabalho, jornalista se tornou a principal voz em prol da saúde mental nas redes sociais

Izabella Camargo sofreu burnout em 2018.Créditos: Divulgação/Editora Globo
Escrito en SAÚDE el

Em 2018, a jornalista Izabella Camargo, então com 42 anos, viveu um momento de extremo estresse durante a apresentação da previsão do tempo em um telejornal da TV Globo. Ao tentar falar sobre o Paraná, ela travou e esqueceu a palavra "Curitiba". O que parecia ser apenas um branco momentâneo, na verdade, era um sintoma de algo mais grave: o burnout ou esgotamento profissional.

Após mais de cinco anos, Izabella se reinventou profissionalmente. Hoje, ela atua como palestrante, escritora e mentora, ajudando pessoas a lidar com o estresse e a encontrar um novo ritmo de vida. “Se eu tivesse desmaiado naquele dia 14 de agosto de 2018, a história teria sido outra. Eu teria sido socorrida, iria para um hospital e pronto. Mas o meu apagão, quando estava tendo um curto-circuito interno e tive um esquecimento ao vivo em um jornal na TV, era uma dor invisível e, por isso, questionável. Era o burnout. E uma das coisas que aprendi nesses cinco anos é que a dor silenciosa é um sofrimento em dobro. Também descobri que não há uma vida pessoal e outra profissional. A vida é uma só. O que a gente está tentando fazer o tempo inteiro é se dividir”, afirmou ela em entrevista recente à revista Veja.

Também em entrevista ao Splash, da UOL, em 2023, a jornalista explicou o que teria sido um dos motivos. "Todo lugar com o prestígio que a Globo tem faz você se negligenciar. Quando seu corpo está doendo, ou quando uma dor te acomete, você vai se anestesiando, vai buscando vitamina, tomando café e energético. Fiz muitas consultas para continuar trabalhando bem", disse na época.

Em março do ano passado, a jornalista venceu um processo movido pela Rede Globo. A emissora pedia a retenção de R$ 500 mil da indenização de R$ 1 milhão paga à jornalista por considerar que ela teria violado uma cláusula do acordo ao falar sobre a conduta da empresa durante o período em que desenvolveu Burnout. Izabella escreveu o livro “Dá um Tempo”, publicado em 2020, em que descreve como enfrentar o esgotamento profissional e aproveitar melhor a vida.

O que é a Síndrome de Burnout

O Burnout é caracterizado pelo desgaste e estresse diário no trabalho, que se tornam rotina para pessoas que sofrem da doença. Veja alguns dos sintomas mais comuns:

Altas demandas de trabalho, falta de controle das atividades, finanças  e de rede de apoio, e também desemprego, podem contribuir para o desenvolvimento do distúrbio. Os sintomas que acompanham são os seguintes:

  • Exaustão emocional: diminuição e perda de recursos emocionais, podendo levar a pessoa a se sentir esgotada e sem energia para enfrentar as demandas do dia a dia.
  • Despersonalização ou desumanização: consiste no desenvolvimento de atitudes negativas, insensibilidade e cinismo em relação aos destinatários do serviço prestado. Isso pode levar a pessoa a se distanciar emocionalmente dos outros e a tratar os outros de maneira fria e indiferente.
  • Falta de realização pessoal: com tendência a avaliar negativamente o próprio trabalho, com vivências de insuficiência profissional e baixa autoestima pessoal, podendo levar a pessoa a se sentir desmotivada e totalmente insatisfeita com seu trabalho e com sua vida.
  • Mudanças nos padrões de sono e apetite: a pessoa pode ter dificuldade para dormir ou dormir demais, e pode perder o apetite ou comer em excesso.
  • Mudanças de humor: tristeza, ansiedade ou irritabilidade são comuns. A pessoa pode se sentir emocionalmente instável e ter dificuldade para controlar suas emoções.
  • Sintomas físicos: podem surgir dores de cabeça, dores de estômago ou tensão muscular. Esses sintomas podem ser causados pelo estresse e pelo esgotamento mental. Leia mais nesta matéria da Fórum.