Nas última semanas, uma menina malaia de 4 anos tem chamado atenção nas redes sociais. Adik Missclyen nasceu com uma condição hipertricose, conhecida como hipertricose generalizada congênita (CGH) ou “síndrome do lobisomem”.
Quando nasceu, Adik nasceu sem nariz e já teve que passar por uma cirurgia para abrir suas vias nasais. Depois, começou a ter pelos ao redor de todo o corpo.
Ela foi adotada pelo casal real do estado de Pahang, Yang di-Pertuan Agong Al-Sultan Abdullah Ri'ayatuddin Al-Mustafa Billah e sua consorte Raja Permaisuri Agong Tunku Azizah Aminah, que se propuseram a custear o tratamento e o cuidado da garota.
A menina foi chamada de “anak syurga” ou “uma criança do céu” pelo sultão do estado. A Malásia possui um sistema de monarquia com estados, com respectivos sultões para cada estado.
O que é hipertricose?
A hipertricose é uma condição caracterizada pelo crescimento excessivo de pelos em qualquer parte do corpo em homens e mulheres.
Pode ser congênita (presente no nascimento) ou adquirida mais tarde na vida. As formas congênitas incluem hipertricose generalizada congênita - que é o caso de Adik -, hipertricose pré-puberal e formas adquiridas como hipertricose lanuginosa.
A hipertricose adquirida pode estar associada a várias condições, como genética, desnutrição ou certos medicamentos. O tratamento se concentra em métodos de depilação, como barbear, depilação com cera ou depilação a laser.
A condição é raríssima, e estimativas apontam que a prevalência da síndrome é de 1 em 1 bilhão ou de 1 em 10 bilhões, com menos de 50 casos registrados na história da humanidade.