Apesar de receberem cerca de 150 a 350 passageiros por voos, certos locais dos aviões não são limpos com tanta frequência. Acontece que, de um voo para outro, os horários costumam ser apertados, e alguns lugares são priorizados na hora da limpeza.
O fato não é motivo para evitar viajar de avião, mas serve de alerta para que a higiene seja redobrada em algumas situações, seja em épocas de surtos ou no dia a dia mesmo. A revista especializada Travel and Leisure entrevistou alguns comissários de bordo para saber quais são esses lugares que não costumam receber uma limpeza adequada. Confira abaixo:
Compartimentos de bagagem
Os locais, apesar de terem contato com diversas pessoas ao longo do dia, são “raramente limpos” segundo a comissária Josephine Remo.
A dica, então, é sempre higienizar as mãos após tocar no local e as malas após realizar a viagem.
Capas dos assentos
De acordo com Sue Fogwell, comissária com mais de duas décadas de experiência, "as capas de assentos nem sempre são substituídas ou limpas" entre um voo e outro. A troca ou a limpeza acontecem apenas se um passageiro relatar algum incidente na poltrona. Ainda assim, a necessidade é avaliada pela equipe, que nem sempre concorda que deve haver a limpeza do local.
"Nem todo evento nojento é relatado [ao time de limpeza e manutenção] porque poderia causar um atraso no voo", explica Fogwell.
Bandeja dos assentos
Uma pesquisa realizada em 2015 por um microbiologista mostrou que as bandejas fixas das poltronas são o lugar mais sujo do avião, até mesmo que a descarga do banheiro. Elas concentram cerca de é oito vezes mais bactérias que a descarga.
"Passageiros geralmente sabem que aviões estão cheios de sujeira, mas as mesas vão além dos germes comuns", acrescenta Fogwell. A comissária indica sempre usar um lencinho para eliminar os germes antes das refeições.
Maçaneta e tranca do banheiro
Os banheiros das aeronaves são locais geralmente limpos, porém, as maçanetas e trancas não recebem a mesma higiene, de acordo com Josephine.
"É uma boa ideia para os passageiros usarem desinfetantes para as mãos [como o álcool gel] depois de guardarem suas bagagens, tocar alguma coisa no bolso do assento em frente a eles e após saírem do banheiro", afirma a comissária.
Folheto de segurança
Josephine afirma que o folheto com instruções para o voo é o lugar mais sujo do avião, pois nunca recebe limpeza. Ela explicou que as bandejas dos assentos até costumam receber um paninho de limpeza, mas o folheto não.
A dica então é higienizar a mão com álcool em gel sempre após ler o folheto.