PARALISIA FACIAL

Fernanda Gentil revela diagnóstico de paralisia de Bell

Jornalista perdeu movimento em um lado do rosto e alertou sobre doença nas redes sociais; entenda

Fernanda Gentil é diagnosticada com paralisia facial.Créditos: @gentilfernanda/Instagram/Reprodução
Escrito en SAÚDE el

Em um vídeo publicado em seu canal do YouTube, a jornalista Fernanda Gentil, de 37 anos, dividiu com fãs e seguidores que está enfrentando uma paralisia facial, chamada paralisia de Bell. A apresentadora relatou os primeiros sinais da doença, que a deixaram com parte do rosto paralisado logo após o Carnaval, como a dormência na boca e o incômodo ao beijar o filho e os afilhados.

"A boca meio que não firmava. Já comecei a ‘noiar’. Alguma coisa não estava respondendo como deveria", disse. "Liguei para o médico já com uma voz bem preocupada. Eu tento segurar o rojão até onde eu consigo". A jornalista não conseguia mexer o lado esquerdo do rosto junto com o direito

Então, o médico solicitou uma videochamada com Fernanda e a guiou em uma série de exercícios faciais para avaliar a extensão da paralisia. Ao observar os movimentos faciais, ele descartou a possibilidade de AVC ou tumor e viu que era uma condição que afetava os nervos do rosto, uma paralisia. "É uma paralisia parcial do rosto. A notícia ruim é que não tem uma origem certa do que pode causar, tem várias opções e estresse acima delas, rotina muito cansativa e intensa, falta de descanso", explicou o médico.

A apresentadora relatou que, embora tivesse passado por um check-up recente, consultou um neurologista para identificar o problema. O diagnóstico de paralisia de Bell foi confirmado por meio de ressonância magnética e uma das hipóteses levantadas pela jornalista é de um vírus da herpes. "Tenho, mas eu não estava com herpes no período. Tenho um vírus dentro de mim, então ele pode ter se manifestado dessa maneira", afirmou.

Em seguida, no vídeo, a jornalista conscientizou o público sobre a doença. “Não tem uma origem certa do que pode causar, tem várias opções. Estresse pode ser uma delas, mas também é uma possibilidade o vírus da herpes, que eu tenho [...] é para alertar vocês a ouvirem muito os sinais do corpo de vocês. Não silenciarem nada, não negarem nada, fingirem que não estão vendo”, destacou. 

O que é a paralisia de Bell

A paralisia facial, caracterizada pela perda de movimento em um lado do rosto, é um problema mais comum do que se imagina. No Brasil, estima-se que cerca de 80 mil pessoas sejam afetadas anualmente. Diante da gravidade da situação, a busca por atendimento médico imediato é crucial para aumentar as chances de reversão da paralisia.

Causas comuns:

  • Estresse
  • Baixa imunidade
  • Mudança repentina de temperatura
  • Doenças neoplásicas
  • Doenças idiopáticas