BOLO ENVENENADO?

O que é arsênio, substância encontrada no sangue de família que comeu "bolo da morte"

Três pessoas morreram e duas estão internadas após comerem bolo em Torres, no Rio Grande do Sul

Bolo consumido por família intoxicada no RS.Créditos: Reprodução
Escrito en SAÚDE el

Análises laboratoriais realizadas a partir do sangue de vítimas e familiares internados após comerem o chamado "bolo da morte" encontraram a presença de arsênio, substância altamente tóxica. 

O caso aconteceu nesta segunda-feira (23) em Torres, no Rio Grande do Sul. Após comerem um bolo, quatro mulheres e uma criança da mesma família deram entrada no hospital. A intoxicação resultou na morte de três pessoas, identificadas como Neuza Denize Silva, vítima de uma parada cardiorrespiratória, e Tatiana Denize Silva dos Santos e Maida Berenice Flores da Silva, por “choque pós intoxicação alimentar”. As outras vítimas, a mulher que preparou o bolo e o sobrinho de 10 anos, seguem internados

O arsênio, substância encontrada no sangue das vítimas, é semimetal altamente tóxico e corresponde ao elemento 33 da tabela periódica. Normalmente, se apresenta em sua forma pura mais estável com coloração cinza, sendo quebradiço e cristalino. 

O semimetal é obtido através de minérios de cobre, chumbo, cobalto, ouro, níquel e zinco e está entre os cinco elementos químicos mais letais do mundo, ao lado do chumbo, do tálio, do antimônio e do mercúrio. Por essa sua característica, já foi conhecido como "rei dos venenos".

No ambiente, ele é liberado através de fontes naturais, como poeiras e vulcões, ou pela ação do ser humano, através da mineração de metais não ferrosos e fundição, aplicação de agrotóxicos, combustão de carvão e madeira e incineração de resíduos urbanos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chega a classificar o arsênio como uma das 10 substâncias de maior preocupação para a saúde pública.

Efeitos da substância

Em relação aos efeitos na saúde, o arsênio pode causar desde intoxicações alimentares até câncer, passando por problemas cardiovasculares, neurológicos e respiratórios. Apesar de altamente tóxico, ele é encontrado em alimentos, mas em quantidades mínimas que não são prejudiciais à saúde. 

A principal forma de contaminação é por meio de águas contaminadas, principalmente através de águas de poço, segundo a OMS. Alguns dos sintomas que podem estar relacionados à contaminação por arsênio são: vômito, diarreia, vermelhidão na pele, dor muscular e abdominal e fraqueza. Normalmente, esses sintomas acontecem junto a dormências e formigamentos nas extremidades. 

Fonte: Ficha de Informação Toxológica da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)

Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar